12 de fevereiro de 2020

Coronavírus: tripulações à beira de um ataque de nervos


Em resposta ao novo surto de coronavírus de 2019-nCoV, vários países, portos e organizações têm vindo a publicar detalhes de medidas e restrições à livre circulação de pessoas que implementaram.
Um dos efeitos colaterais, até agora, menos falados e que atingem as cadeias de abastecimento globais após o surgimento do coronavírus originário da China, envolve as rendições de tripulação com milhares de marítimos desesperados, incapazes de chegar a casa no prazo contratado e os escritórios de manning a trabalharem horas extras para levar a tripulação a navios nos mais diferentes locais. Os navios têm, inclusivamente, a fazer desvios e alteração de escalas para trocarem de tripulação e obter abastecimentos.
Devido ao grande número de casos de coronavírus na China, praticamente todos os gestores de tripulação suspenderam, por agora, as rendições de tripulação nos portos chineses, excepto por emergência médica. Outras autoridades portuárias, como Singapura, Hong Kong, Taiwan e Filipinas, implementaram as suas próprias limitações à alteração de tripulações de navios cujo último porto de escala fosse na China. O consequente impacto na repatriação e expedição da tripulação está a ser enorme, introduzindo uma distorção humana muito significativa no comércio global.
Austrália, Índia, Indonésia, Iraque, Israel, Japão, Malásia, Mianmar, Nova Zelândia, Rússia, Singapura, Coreia do Sul, Sri Lanka, Taiwan e Tailândia impuseram restrições de visto e quarentenas obrigatórias para os marítimos chineses ou que estiveram na China.
Países que anteriormente tinham visto de chegada para marítimos chineses, como Índia, Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Rússia, Coreia do Sul e Sri Lanka, suspenderam a emissão destes vistos.
"Os marítimos estão muito preocupados com o coronavírus, e os relatórios de quarentena em massa podem desencadear um medo irracional e estamos obviamente apoiando-os, como devemos", segundo uma organização de apoio aos marítimos.
Em simultâneo, os gestores de navios, de todo o mundo, têm vindo a avisar os seus clientes para que se preparem para o aumento dos custos operacionais devido aos custos mais elevados de rendição e repatriamento.
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