29 de maio de 2020

O aquecimento dos novos combustíveis afecta cargas sensíveis


O sector marítimo procura, a todo o momento, combustíveis alternativos para atingir o estado óptimo de descarbonização e mitigar o seu impacto ambiental. No entanto, Alvin Foster, do P&I North Club, afirma que os novos combustíveis introduzidos no mercado de bancas têm qualidades muito diversas.
Por exemplo, observa-se que uma característica específica desses novos combustíveis pode ser problemática, se o navio estiver carregado com uma carga sensível ao calor.
Os óleos combustíveis de muito baixo teor de enxofre (VLSFO) é o termo genérico para os combustíveis navais (além do óleo diesel para navios) com um teor máximo de enxofre de 0,50%. A sua popularidade aumentou desde a introdução do limite global de enxofre, por parte da OMI, no início deste ano.
Alvin Foster comenta que:
    “A experiência inicial mostra que a maioria dos VLSFO’s são produtos combinados e podem variar bastante entre si. Alguns têm uma viscosidade muito baixa, semelhante aos combustíveis destilados, enquanto outros se assemelham aos produtos tradicionais de óleo pesado de alta viscosidade, estando a maioria das misturas algures no meio.”
Por outro lado, a estrutura molecular dos novos combustíveis também condiciona o seu armazenamento e uso.
Acrescenta-se que a perda de fluidez é um desafio, pois, se começar a “engrossar” nos tanques de armazenamento de combustível do navio, será muito difícil bombear. Os filtros e as tubulações da bomba de transferência provavelmente ficarão obstruídos. Se a “formação de cera” for extensa, os sistemas de aquecimento do tanque da embarcação podem ter dificuldade para reabastecer o combustível. A escavação manual do tanque pode ser necessária, o que é um exercício caro e demorado. A chave, simplesmente, é manter o combustível a uma temperatura acima da qual o combustível perde fluidez, segundo afirmou Foster.
Nesses casos, existe o risco da temperatura do combustível, nos tanques localizados junto aos porões de carga, possa danificar uma carga sensível ao calor. Por exemplo, de acordo com o Cargo Handbook da BMT, uma carga a granel de açúcar bruto corre o risco de caramelizar a temperaturas tão baixas como 25 ° C. Se carregado num porão sobre um tanque de combustível de duplo fundo aquecido, há risco real de danos na carga.
Apesar dos desafios que cada combustível pode apresentar, Foster recomenda que é importante encontrar a temperatura certa e “conhecer o “blend” correcto do combustível".

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