Pelo
menos 20 serviços de transporte marítimo de contentores no Ásia-Europa e no
Ásia-Costa Leste dos EUA trocaram o Canal do Suez pela rota do Cabo.
A
Autoridade do Canal de Suez (SCA) deve perder mais de US $ 10 milhões em
receita por muitas das linhas de contentores estarem a optar pela rota do Cabo em
vez da utilização daquela importante hidrovia.
De
acordo com um trabalho de investigação da Alphaliner, “o número de porta-contentores
que optaram por usar a rota do Cabo, evitando usar o Canal de Suez, subiu para
um nível histórico em tempos de paz”, incluindo pelo menos 20 linhas estabelecidas
Ásia-Europa, Europa-Ásia e Comércio da costa leste dos EUA-Ásia.
"A
combinação única de excedente de oferta de navios e preços de combustíveis muito
depreciados, levou a que, cada vez mais, transportadoras oceânicas estejam a
evitar a passagem pelo canal – evitando, desta forma, as suas taxas", que,
neste ambiente, se tornam superiores aos custos de operação pela rota mais
longa (tudo somado em tempo e combustível), observou o estudo.
“E
até que pareça estranho, até as três rotas Ásia-Europa operadas pela CMA CGM optaram
pela rota do Cabo”.
As
tarifas do Canal de Suez variam de acordo com o tamanho do navio, o seu
itinerário, o número de contentores transportados e a proporção deles carregados;
no entanto, regra geral, um porta-contentores de 20K TEUs, totalmente carregado,
poderá pagar cerca de US $ 700.000 em taxas de trânsito pela passagem na
hidrovia.
A
diferença de distância navegada entre as duas rotas é de cerca de 1.900 mi, na viagem
Singapura-Roterdão.
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