Com
a volatilidade do mercado de petróleo em seu nível mais elevado de todos os
tempos, excedendo, até, a volatilidade dos mercados accionistas, os choques de
oferta e procura provocaram a queda dos preços das bancas ao ritmo mais rápido
desde a grande crise financeira global de 2008.
A actual
agitação causada pela pandemia de coronavírus (COVID-19) e a guerra de preços de
petróleo por parte da OPEP fizeram com que os preços do gasóleo marítimo (MGO)
entrassem em colapso muito rapidamente, segundo um relatório recente da Bimco.
O
preço do MGO em Singapura chegou a US $ 744 por tonelada métrica (pmt) em 8 de
janeiro de 2020, tendo desde aí iniciado uma depreciação galopante, com o preço
a cair 67% em 84 dias úteis, atingindo os US $ 243 pmt em 5 de maio.
Será,
de todo, muito improvável que qualquer recuperação de preços siga uma curva
acentuada em forma de U, a olhar o exemplo de crises anteriores.
O
preço do óleo combustível com teor muito baixo de enxofre em Singapura (VLSFO)
também caiu para os US $ 246 pmt em 5 de maio, em comparação com os US $ 736
pmt em 8 de janeiro.
Como
todos sabemos, a alta volatilidade dos preços dos combustíveis de bancas implicam
implicações importantes, tanto positivas como negativas, na indústria naval.
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