25 de maio de 2020

Petroleiros eléctricos e o uso inteligente de energia renovável


Parece que até a indústria do petróleo está a reconhecer que o transporte eléctrico é o futuro.
Um grupo de sete empresas japonesas formou o eConsortium para promover navios eléctricos. O primeiro projecto do consórcio? Um petroleiro eléctrico.
Espera-se que seja o primeiro navio-tanque com emissão zero do mundo. Será alimentado por "baterias de íones de lítio de grande capacidade" e será lançado em março de 2022, segundo o Green Car Congress. O membro do consórcio Asahi Tanker planeia construir pelo menos dois navios, com base num projecto desenvolvido em conjunto com as empresas membros consorciadas.
O projecto obriga a uma bateria de 3,5 megawatt-hora, o que equivale a 35 blocos de 100 quilowatts-hora usados ​​no Tesla Model S e Model X.
Múltiplos propulsores eléctricos fornecerão a propulsão. O navio não será um superpetroleiro de transporte de petróleo bruto que navegue pelos oceanos. Em vez disso, foi projectado para serviços de menor alcance em águas costeiras. No entanto, o paradigma está aí…
Este não foi o primeiro projecto marítimo a enjeitar o modelo estabelecido e aventurar-se no futuro. Em 2017, um estaleiro chinês anunciou que havia construído um navio de carga eléctrico para o transporte de carvão.
Independentemente da carga, o transporte marítimo é uma importante fonte de emissões de carbono. Num relatório científico de 2009 prova-se que um navio cargueiro poluiu o ar no equivalente de até 50 milhões de automóveis.
A maioria dos esforços para reduzir as emissões de carbono no alto mar concentra-se nos navios mais pequenos, em especial nos que transportam passageiros, em vez de carga.
Uma série de ferries eléctricos já entram ao serviço e uma linha de cruzeiros apresentou um navio híbrido de 500 passageiros em 2019. Estudos demonstraram que os maiores navios de cruzeiro podem ser grandes poluidores. Quando chegar o dia em que todos eles sejam, totalmente, eléctricos, isso poderá significar menos viagens para os navios-tanque de petróleo – mesmo os eléctricos.
As sete empresas que formam o consórcio são:
    Asahi Tanker Co.
    Idemitsu Kosan Co.
    Exeno Yamamizu Corporation
    Mitsui O.S.K. Lines
    Tokio Marine & Nichido Fire Insurance Co.
    Tokyo Electric Power Company
    Mitsubishi Corporation

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