23 de abril de 2020

Petroleiros cercam a Califórnia sem lugar para descarregar


Petroleiros com capacidade de transporte do petróleo suficiente para satisfazer 20% do consumo diário de todo o mundo estão aboiados na costa da Califórnia, sem terem para onde ir, à medida que a procura por combustível entra em colapso.
Quase três dúzias de navios – espalhados entre as águas de Long Beach até a Baía de São Francisco – estão a servir, principalmente, como armazenamento flutuante de petróleo, já que o mesmo não é utilizado enquanto persiste a pandemia de coronavírus, que fechou as empresas e tirou os motoristas da estrada. A refinaria da Marathon Petroleum Corp., em Martinez, Califórnia, ficou inactiva e outras, incluindo a refinaria El Segundo da Chevron Corp., reduziram o processamento de petróleo, já que as autoridades do estado ordenaram que os residentes ficassem em casa.
Os mais de 20 milhões de barris de petróleo bruto são, de longe, o maior volume de petróleo a flutuar na costa oeste de uma única vez, de acordo com a Kpler SAS, de Paris, que rastreia o tráfego de navios-tanque. Cerca de três quartos deles mantêm petróleo em tancagem, o que significa que flutuam, alguns por mais de sete dias, o que também é um recorde.
O armazenamento tornou-se cada vez mais escasso à medida que o excesso de oferta colide com a procura de combustível em colapso. À medida que os tanques tradicionais (em terra) se enchem, o petróleo fica preso nos navios-tanque que flutuam pelas águas de Singapura, costa do Golfo do México e, agora, na costa oeste dos EUA.
O Seaexpress, um navio-tanque que, normalmente, transporta combustível, está actualmente a servir de armazenamento de petróleo bruto para a Royal Dutch Shell Plc., pelo menos há um mês, em Puget Sound, Washington, depois que foi carregado na refinaria de Anacortes da empresa.

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