A gigantesca construção para
aquicultura piscícola tem uma longa jornada pela frente, carregada sobre um
navio de transportes especiais (o navio de carga pesada "BOKA
Vanguard"), desde o estaleiro de construção em Yantai, no leste da China,
até Hadsel, no norte da Noruega, onde se procederá aos acabamentos.
O BOKA Vanguard, de 275
metros de comprimento, anteriormente conhecido como "Dockwise
Vanguard", é um navio para transporte pesado semi-submersível, de
propriedade e operado pela empresa Dockwise BV e é o maior, do seu tipo, alguma
vez construído e capaz de transportar carga até 110.000 toneladas. Desta vez, o
navio de carga, que normalmente transporta instalações de petróleo, vai levar
até à Noruega o Jostein Albert", que apenas é 110 metros mais comprido que
ele.
O viveiro oceânico, de 385 metros de comprimento, pesa 33.000 toneladas
e, quando em funcionamento, poderá albergar dois milhões de salmões. Está
programado para ser instalado em Hadsel, norte da Noruega, onde a Nordlaks pretende
dar início à sua operacionalização, ainda neste verão.Fonte
Fabuloso. Trabalho sério a pensar no futuro. Quem sabe passará a ser modelo para outros países que vejam a realidade e as necessidades do planeta.
ResponderEliminar