Segundo o relatório da IHS
Markit deste ano (referente ao ano 1919) e no seguimento do relatório no âmbito
europeu publicado há dias pela EMSA, a segurança dos navios tem melhorado, com os
incidentes de perda total a baixarem lentamente, mas de forma sustentada, entre
2015 e 2019. No entanto, a IHS Markit chama a atenção que deve ser mantido o investimento
em segurança, devido às condições de volatilidade do mercado global.
O relatório, patrocinado
pela sociedade de classificação DNV GL, fornece informações e análises da IHS
Markit sobre sinistros com navios e perdas totais, mortes de tripulantes,
regimes de inspecção e detenção e opinião de especialistas do sector marítimo.
O relatório (gratuito e que
pode ser descarregado livremente) mostra que os incidentes com perdas totais
caíram entre 2015 e 2019, representando apenas 0,09% do número total de navios
da frota mundial em 2019, em comparação com 0,16% em 2015.
Apesar das notícias sugerirem
que houve um aumento acentuado no número de perdas totais devido a incêndio /
explosão, os dados da IHSMarkit Maritime & Trade mostram que o número de
perdas permaneceu claramente consistente, com uma média ponderada de 30,2 navios
por ano.
No entanto, as dimensões dos
navios perdidos por razão e incêndios e explosões está a crescer lentamente (de
acordo com o constante aumento das dimensões das unidades construídas): 196.836
gt em 2019, comparado com 156.287 gt em 2015. O aumento de incidentes
envolvendo navios maiores levanta preocupações sobre a eficácia dos sistemas de
detecção e prevenção de incêndio disponíveis a bordo (A ABS publicou há dias um
novo guia sobre Sistemas de Combate a Incêndios em Áreas de Carga no Convés de
Porta-contentores).
O relatório também constata
que as perdas totais entre 2015 e 2019 ocorreram em grande parte por naufrágio
[navios que afundaram em resultado de mau tempo, entradas de água ou razões
estruturais] ou que sofreram encalhe.
O aumento de eventos
climáticos extremos e o baixo investimento em reparações e manutenção de
máquinas e danos no casco (a principal causa de acidentes em navios), após as
crises económicas de 2008 e 2016, estão a originar que incidentes evitáveis
se transformem em tragédias, de acordo com o relatório.
O relatório State of
Maritime Safety também destaca o número de tripulantes que perderam a vida em
incidentes de transporte nos últimos cinco anos. Somente no ano passado, 165
marítimos morreram e outros 125 foram classificados como desaparecidos.
Pode ver tudo no relatório que é gratuito e livremente distribuído. Para descarregar uma cópia, clique aqui.
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