30 de maio de 2018

VPS advertiu para contaminação de combustível que afectou cerca de 30 navios

O abastecimento de combustível em Houston foi atingido por um grave problema de contaminação em toda a cadeia de abastecimento, que está a provocar aderências e falhas nas bombas de combustível dos navios, advertiu a Veritas Petroleum Services (VPS) – empresa especializada na gestão de combustível marítimo e que fornece serviços de teste e peritagem de qualidade e quantidade de combustível fornecido).
Desde que emitiu um alerta de emergência a 26 de Abril, a VPS disse que os problemas afectaram pelo menos 30 navios do seu portefólio, “tornando-se um dos problemas de qualidade de combustível mais alargados nos últimos anos”.
Em todas as amostras onde os navios, incluídos no seu programa, tiveram problemas, a VPS identificou a presença de 4-Cumil-Fenol, composto usado no fabrico de resinas epóxi e como emulsionante em pesticidas, os quais utilizam as qualidades adesivas do composto.
O problema espalhou-se por toda a cadeia de abastecimentos, não se limitando a uma única barcaça ou fornecedor, tendo a VPS dito que é mais provável que seja um problema de refinaria a montante, embora a causa exacta ainda seja desconhecida. A VPS identificou, ainda, a presença do composto em oito fornecedores e 17 tanques de combustível dentro da cadeia de fornecimento.
Embora a contaminação não surja referenciada na norma ISO 8217, está em desacordo com a especificação que declara: “O combustível não deve incluir nenhuma substância adicionada ou resíduo químico que ponha em risco a segurança ou afecte negativamente o desempenho da máquina; ou seja prejudicial ao pessoal; ou contribua com poluição adicional do ar.”
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário