O Gerald R. Ford, o navio de
guerra mais caro da Marinha dos EUA, sofreu uma nova falha no mar que o obrigou
a voltar ao porto e levantou novas questões sobre a nova classe de
porta-aviões.
O problema (só agora divulgado)
com um rolamento do sistema de propulsão, que ocorreu em Janeiro passado, ainda
não foi solucionado, e surge numa altura em que a Marinha dos EUA se prepara
para solicitar a aprovação do congresso para assinatura do contrato para uma
quarta unidade desta classe. É parte de um esforço para expandir a frota da
Marinha de Guerra dos EUA de 284 navios para 355, até meados da década de 2030.
Foi a segunda falha em menos de um ano com um "rolamento do veio
principal" e que faz parte do sistema de propulsão do navio de US $ 12,9 mil
milhões de dólares. O primeiro ocorreu em Abril de 2017, durante os testes de
mar, um mês antes da entrega do navio. O navio, construído pela Huntington
Ingalls Industries Inc., encontrava-se a navegar num período de testes
experimentais para testar sistemas e solucionar problemas. Está agendado ser
somado ao efectivo e entrar ao serviço operacional em 2022.Fonte
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