12 de maio de 2018

As implicações da impressão 3D na indústria global de logística e transporte

Existe uma nova tendência que no futuro pode vir a tornar-se global, através da qual o negócio global será apoiado pela produção 3D local, que optimizará o negócio através de velocidade, qualidade ou personalização.
A "Impressão 3D", ou "Manufactura Aditiva", como também é conhecida, tem o potencial de se tornar o maior fenómeno disruptivo individual a impactar a indústria global desde que as linhas de montagem foram introduzidas nos Estados Unidos, no início do século XX.
As novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas, actualmente, podem revolucionar as técnicas de produção, resultando numa proporção significativa de fabrico automatizado e removendo a dependência de grande e cara mão-de-obra. Isso, por sua vez, poderia levar a uma reversão da tendência de globalização que caracterizou a indústria e o consumo nas últimas décadas, ela própria baseada no trade-off entre custos de transporte e mão-de-obra.
A globalização tem beneficiado, fortemente, as companhias marítimas, companhias aéreas e agentes de carga, já que vastas quantidades de bens de consumo são movidas internacionalmente desde os mercados do Extremo Oriente até aos ocidentais. Consequentemente, qualquer desafio à globalização deve ser visto como uma ameaça para o sector de transporte global.
Embora muitos dos maiores portos do mundo estejam a promover grandes investimentos para serem capazes de operar navios de 20 mil contentores, Diane Edwards, secretária internacional da WISTA e Directora Geral (pessoas, sistemas e tecnologia) do Porto de Auckland, disse acreditar que a contentorização irá perder influência e volumes nos próximos anos.
Falando na WISTA Conference Singapore 2018, Edwards disse que as pessoas ainda pensam em impressão 3D em termos tradicionais, como fabricar peças de reposição para navios e etc., mas ela prevê que a sua utilização futura se propagará muito mais como uma tecnologia disruptiva, uma vez que deverá ser adoptada pelos consumidores.
O transporte marítimo de contentores prosperou com a produção de mercadorias em países com produtos acabados de baixo custo de mão-de-obra para consumidores em países desenvolvidos. "Potencialmente, quando todos tiverem uma impressora 3D no seu quintal, já não quererão os produtos transportados de todo o mundo".
No entanto, como acontece com todas as tecnologias disruptivas, também oferece oportunidades. Poderá ser uma boa notícia para o transporte a granel, já que a impressão 3D aumentaria a procura por matérias-primas.
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