A.P. Moller-Maersk anunciou,
na 5ª feira, que não espera alcançar lucro no exercício do primeiro trimestre e
alertou para as tensões políticas e comerciais que condicionam perspectivas
mais favoráveis, o que provocou uma forte queda na cotação das acções da maior
transportadora de contentores do.
Os lucros antes de juros,
impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentaram 5% para US $ 669
milhões nos três meses até 31 de março, mas ficaram bem abaixo dos US $ 852
milhões previstos pelos analistas, segundo a Reuters.
O administrador-executivo
Soren Skou classificou o resultado como "insatisfatório", mas disse
que ainda espera um EBITDA para o presente exercício de 2018 entre os US $ 4 mil
milhões e os US $ 5 mil milhões.
As acções da Maersk caíram
quase 12 por cento, após a divulgação dos resultados, para perto dos mínimos de
18 meses, embora a receita trimestral de US $ 9,3 milhões tenha superado as
previsões dos analistas (US $ 8,8 mil milhões).
Os analistas da Jefferies afirmaram
que o menor desempenho se deveu, em parte, ao "crescimento do volume
subjacente relativamente lento" (foi de 2,2%, quando se esperava um
aumento de 3 a 4%).
Embora as taxas de frete dos
contentores tenham subido 7%, os custos agregados de transporte de um contentor
cresceram 12%, em resultado do aumento dos preços do petróleo, disse Skou. Durante
a apresentação, o CEO do Grupo Maersk, Soren Skou, disse aos investidores que a
Maersk Line reduzirá a capacidade e os serviços feeder na tentativa de melhorar a lucratividade.
Os lucros das principais linhas de negócios "marítimos" do
Maersk Group (Maersk Line e Hamburg Süd, além dos terminais de transbordo da
APM Terminals) foram de cerca de US $ 500 milhões, pressionados pelo aumento
dos preços de combustível e pelas taxas de câmbio desfavoráveis. Os aumentos de
preço do combustível elevaram em US $ 70 o custo de despachar cada contentor
nas rotas Ásia-UE.Fonte
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