12 de maio de 2018

Mercado de Demolição: depois do Paquistão, vem agora a China mexer de novo com o mercado

Em mais uma tentativa para controlar e prevenir a poluição, a China, quarta maior do mundo, decidiu proibir a demolição de embarcações de bandeira estrangeira e unidades marítimas em estaleiros chineses, a partir de 31 de Dezembro de 2018. Os sucateiros chineses serão, sem dúvida, atingidos pela concorrência. O sul da Ásia é o principal beneficiário.
Num jogo de soma zero, os estaleiros no sul da Ásia ganharão enquanto a participação dos estaleiros chineses vai encolher.
A proibição para 2019 significará menos candidatos à demolição para os sucateiros chineses, traduzindo-se em ganhos menores. Em resultado, serão esperadas mudanças estruturais no mercado chinês de sucata. Espera-se um mercado menos fragmentado, com a saída de pequenos estaleiros de sucata e a consolidação dos players existentes, numa competição pela sobrevivência.
Olhando para trás, quase 66% do total de navios desmantelados em estaleiros chineses em 2017 foram navios de bandeira estrangeira. Por outras palavras, qualquer proibição em 2017 teria deixado a China com apenas 44 navios com bandeira chinesa, em vez dos 128 navios que foram demolidos. Além disso, as embarcações de bandeira chinesa formam apenas uma pequena parte da frota global. De facto, na actual frota de navios mercantes com mais de 10 mil dwt e com 20 anos ou mais, apenas 3,7% arvoram a bandeira chinesa. Como tal, apenas um pequeno número de navios de bandeira chinesa, provavelmente, desmantelado a curto prazo.
Na ausência de sucateiros na China, os proprietários de navios de bandeira não chinesa, que venderiam as suas embarcações envelhecidas a sucateiros chineses, passarão a usar estaleiros no sul da Ásia. A Índia está no topo da lista de locais de demolição, com cerca de 27% dos abates globais, seguida por Bangladesh e Paquistão, com 20% e 11%, respectivamente.
Enquanto isso, é improvável que a proibição cause dificuldades reais aos armadores chineses. A proibição segue-se a uma política de construção que dura há três anos, que oferecia aos armadores locais um subsídio de US $ 120 por tonelada bruta para navios reciclados em estaleiros locais, o que significou que mais de 90% dos navios de bandeira chinesa fossem para sucata nos últimos quatro anos.
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