O crescimento da procura da
Ásia para o Oriente Médio atingiu os 26% no primeiro trimestre de 2018, embora
as taxas de frete continuem caindo devido à capacidade excessiva crónica, de
acordo com a consultora de navegação Drewry.
Após um longo período de
estagnação, o comércio de contentores da Ásia para o Médio Oriente sofreu um
enorme impulso nos últimos meses.
A Arábia Saudita, o segundo
maior importador de produtos asiáticos em contentor do Médio Oriente, aumentou o
seu volume de importação no primeiro trimestre em 26% para 227.000 TEUs. O
segundo maior contribuinte em termos de importações adicionais de contentores provenientes
do Extremo Oriente foi o Qatar, que viu as suas importações de contentores da
Ásia quase triplicarem no primeiro trimestre de 2018, para 62 mil TEUs.
Outros países que registaram
crescimento de dois dígitos neste período foram Iraque, Irão, Omã, Kuwait, Egipto,
Jordânia e Bahrein. O maior importador, os Emirados Árabes Unidos, aumentaram o
seu volume proveniente da Ásia em 8% para 275.000 TEUs, enquanto o tráfego no Iémen,
devastado pela guerra, diminuiu em 21%, para 8.700 TEUs.
O comércio da interasiático (norte-sul) foi, em grande parte, tinha tido
um comportamento muito mais promissor do que para o Médio Oriente nos últimos
três anos, embora com uma prestação relativamente fraca no segundo semestre do
ano passado tenha revertido a tendência. O tráfego de contentores do oeste da
Ásia para o sul da Ásia ficou atrás do crescente mercado do Médio Oriente pelo
terceiro trimestre consecutivo, embora tenha registado um crescimento muito interessante. Fonte
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