Os grandes navios de transporte
de petróleo bruto são os mais atingidos pela “tempestade perfeita” no sector de transporte de navios-tanque,
especialmente após as recentes tensões geopolíticas envolvendo os EUA e o Irão.
A sobrecapacidade da
tonelagem, juntamente com a fraca procura e a reduzida produção da OPEP, têm
diminuído os ganhos dos petroleiros nos últimos meses.
Olhando para os primeiros
meses de 2018, as coisas não estão a melhorar, já que as taxas de frete tanto
para navios petroleiros quanto para petroleiros de produtos permanecem em
situação deficitária.
Em 25 de maio, os valores
médios para VLCC, Suezmax e Aframax foram de US $ 4.238; 18.073 e 17.930 por
dia, respectivamente. No sector de avios de produtos petrolíferos, os valores
médios eram baixíssimos, variando de US $ 10.561/dia para um LR2 e US $ 6.500/dia
para um LR1, até US $ 9.121/dia para um MR, segundo os dados publicados pela
BIMCO.
A associação de armadores
disse que o mercado de petróleo ainda tem um longo caminho a percorrer antes de
se equilibrar, já que os inventários globais de petróleo ainda parecem estar
significativamente acima de um valor “razoável”.
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