A Zeamarine está, supostamente,
a desembaraçar-se de navios como parte de um esforço de redução de custos em
larga escala. A empresa de transporte que surpreendeu com o se rápido
crescimento, anunciou no mês passado que contratou um especialista em
reestruturação para assumir o controlo da empresa e tentar alterar o actual
rumo das coisas.
Segundo os corretores, a BBC
Chartering terá, já, assumido seis navios da Zeamarine em contratos de
afretamento, com uma capacidade de carga de cerca de 12.500 toneladas, com a
duração do contrato a variar entre os doze a 24 meses.
Segundo a publicação
Shipping Watch informa, os armadores com navios fretados à Zeamarine estão a
procurar clientes alternativos para afretarem os seus navios.
A publicação Project Cargo
Journal (PCJ) não conseguiu comentários sobre esta notícia por parte da
Zeamarine.
Os problemas na Zeamarine vieram
a público no mês passado após a súbita saída do CCO Dominik Stehle e do
cofundador e sócio-gerente Jan Hendrik Többe. Posteriormente, a Zeamarine
anunciou que havia contratado o especialista em reestruturação Sven Lundehn da
Alldatax, para assumir a gestão da empresa. Nos círculos marítimos, a Lundehn é
amplamente conhecida por liderar o processo de insolvência da Beluga Shipping,
que antes de sua falência em 2011 era uma das maiores empresas de transporte de
cargas pesadas do mundo.
Num breve comunicado por
e-mail ao PCJ, o porta-voz Holger Römer disse que Sven Lundehn foi contratado
como director-geral para restabelecer a empresa e alinhar a estratégia de
negócios com uma visão de alta administração. "Ao contrário do que os
artigos escritos possam indicar, podemos garantir que o desempenho de nossa
empresa e que os accionistas estão comprometidos no seu apoio à continuação dos
nossos negócios", acrescentou Römer.
A Zeamarine foi, inicialmente,
fundada como Zeaborn por Jan Hendrik Többe e Ove Meyer em 2013. Meyer já deixou
a empresa no verão passado. Em comunicado à época, a empresa disse que, após
seis anos a liderar os destinos da Zeabron e tendo conseguido um rápido
crescimento, Meyer queria abraçar novas oportunidades.
Em apenas cinco anos, a
Zeaborn passou de uma empresa de transporte estreante para o quarto maior
operador de MPV do mundo. De uma forma notável, a Zeamarine conseguiu crescer
muito rapidamente, assumindo as frotas da Rickmers-Linie e Intermarine.
A rápida expansão acabou por fazer estremecer a empresa, havendo rumores
de que está a perder dinheiro em resultado de taxas de fretamento mais elevadas
em contraciclo com taxas de frete decepcionantes.Fonte
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