Um novo relatório conjunto
da indústria apresenta uma série de recomendações para maior segurança das
baterias dos navios eléctricos
O relatório, divulgado pela
DNV GL em colaboração com as autoridades marítimas da Noruega, Dinamarca e EUA,
fabricantes de baterias, integradores de sistemas, fornecedores de sistemas de
extinção de incêndios, estaleiros e armadores, avaliou os riscos de explosão e
incêndio nas instalações de baterias marítimas e a eficácia dos sistemas de
extinção de incêndios em caso de incêndio nas baterias de propulsão.
Enquanto a energia da
bateria a bordo representa um caminho para operações de embarcações mais
ecológicas, foram levantadas questões sobre a sua segurança, em especial, após
o recente incêndio e explosão a bordo do ferry Ytterøyningen, na Noruega, em
outubro.
"As baterias a bordo
dos navios são soluções ambientalmente amigáveis e económicas que desejamos
ver mais no futuro", disse Lars Alvestad, director interino da Autoridade
Marítima da Noruega, uma das organizações envolvidas no estudo. "Este projecto
foi importante para aprender os riscos desses sistemas e usar o novo acontecimento
para melhorar os requisitos de segurança".
Um incêndio na bateria pode
produzir incêndios com temperaturas muito elevadas, bem como aumenta o risco de
explosão devido aos gases produzidos pela bateria. O novo relatório da DNV GL
apresenta os resultados de vários anos de pesquisa sobre o que acontece durante
um incêndio num compartimento de baterias, a libertação de gases e a utilidade
de vários sistemas de extinção no combate a incêndio e na prevenção de
explosões. Uma das descobertas mais importantes diz respeito aos sistemas de
ventilação, que são críticos para evitar a acumulação de gás explosivo. O
relatório conclui que a ventilação por si só não reduzirá, adequadamente, a acumulação
de gás se uma parte significativa do sistema da bateria se inflamar.
"Além da supressão e
ventilação do fogo, o design da
bateria deve ter barreiras de segurança preventivas para evitar e limitar a
propagação de incêndio e que as emissões de gás sejam limitadas a uma pequena
parte do sistema de baterias", disse Henrik Helgesen, gestor do projecto
de pesquisa e Consultor Sénior na DNV GL.
O relatório fornece novas recomendações sobre sistemas de ventilação,
com base num modelo recém-criado que identifica o tamanho e o tipo apropriados
de sistema de ventilação com base na instalação da bateria de uma embarcação. A
detecção precoce de incêndio e gás também é essencial, significando isso que o
sensor de gás deve estar localizado o mais próximo possível da bateria.Fonte 1
Fonte 2
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