Dois dos consultores de transporte
de contentores mais conceituados do mundo – a Alphaliner e a Sea-Intelligence –
publicaram as suas previsões de crescimento de frota para 2020, com a frota
global de navios perto de ultrapassar a marca de 24 milhões de TEU este ano.
A Alphaliner está a prever
que a frota global de contentores crescerá 23,23 milhões de TEUs no início de
2020 vindo a atingir os 24,05 milhões de TEUs no final do ano, o que
corresponde a uma taxa de crescimento de 3,5%.
"O crescimento da frota
será impulsionado principalmente pelas entregas planeadas de 1,14 milhão de TEU
de novos navios este ano, com apenas uma derrapagem mínima esperada",
observou a Alphaliner no seu mais recente relatório semanal.
A Alphaliner prevê que as
demolições e outras exclusões atinjam 300.000 TEUs este ano, um aumento em
relação aos 207.500 TEUs registados em 2019.
Enquanto isso, a
Sea-Intelligence, com sede em Copenhaga, previu no seu relatório regular do
Sunday Spotlight que a oferta crescerá 3,7% em 2020, 4,4% em 2021 e 2,0% em
2022, ajustada para uma possível derrapagem, com a previsão final de 3-3,5%, de
2020 a 2022.
“É esperado que 2020 veja a
oferta de capacidade atingir o 1,3 milhão de TEU, a mais alta desde 2015, embora
um pouco moderada pela expectativa de envio para a sucata superior à média de
500.000 TEU, principalmente, devido ao grande número de navios menores que se
tornaram, economicamente, inviáveis, devido aos regulamentos de baixo teor de
enxofre da IMO 2020”, segundo o relatório da Sea-Intelligence.
A empresa dinamarquesa espera que aproximadamente 200.000 TEU de navios
sejam retirados para instalação de scrubbers
durante 2020, mas como a capacidade de navios retirada em 2019, pelo mesmo
efeito, está de volta pelo que o impacto da alteração por esta razão será
insignificante em 2020.Fonte
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