A Guarda Costeira disse ontem
à noite ter suspendido a busca pelos cinco tripulantes desaparecidos do navio de
pesca “Scandies Rose”, no Golfo do Alasca.
As equipas de resgate
lutaram contra mar alteroso, temperaturas gélidas e quase sem visibilidade na
noite de terça-feira para salvar dois membros da tripulação que sobreviveram ao
emborcamento, nem foi encontrado qualquer sinal dos cinco tripulantes
desaparecidos ou do barco, informou a Guarda Costeira.
A busca pela tripulação
desaparecida durou mais de 20 horas, 1.400 milhas quadradas e incluiu quatro
tripulações de helicópteros MH-60 Jayhawk, duas tripulações de aviões HC-130
Hercules e a Guarda Costeira Cutter Mellon, de acordo com uma actualização da
Guarda Costeira na quarta-feira.
As equipas de resgate da
Guarda Costeira informaram a comunicação social de Kodiak na noite de
quarta-feira que haviam lutado contra ventos de até quase 100 km / h enquanto sobrevoavam
o oceano e que no local do acidente a visibilidade era quase nula.
Apenas foi encontrado um
barco salva-vidas vazio e uma balsa com dois homens dentro, que foram içados para
o helicóptero, tendo o médico que os assistiu diagnosticado que se encontravam em "hipotermia extrema", mas sem ferimentos. Os homens, de 34 e 38 anos, estariam na
balsa há quatro horas e foi isso que lhes salvou as vidas pois, segundo o
tenente Chris Clark, fora dela, provavelmente, não teriam sido encontrados.
Os oficiais da Guarda
Costeira não divulgaram os nomes dos homens resgatados ou dos membros da
tripulação desaparecidos.
O “Scandies Rose” é uma
embarcação de aço de 130 pés construída em 1978 e registada em Dutch Harbour,
sendo propriedade da Scandies Rose Fishing Co. LLC, de Seattle. A empresa pesca
caranguejo e bacalhau no mar de Bering.
Não foram divulgados
detalhes sobre o que pode ter causado o afundamento do navio. No entanto, estes
navios devido às condições extremas de tempo a que estão sujeitos, com mar
alteroso e temperaturas gélidas, e da quantidade de armadilhas que transportam
sobre o convés, estão sujeitos a condições de estabilidade no limite.
Actualmente, as mortes por
pesca comercial embora menos comuns do que antes, estão longe de serem
inéditas. Em 2016, afundou o “Exit” perto de Dutch Harbour, provocando a morte a
três tripulantes. Em 2017, o F / V “Destiny” afundou, roubando a vida dos seis
a bordo. Já em 2008, haviam perdido a vida cinco tripulantes do “Alaska Ranger”
quando afundou no Mar de Bering.
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