24 de janeiro de 2020

IMPA exige respostas à OMI após a morte de piloto


A Associação Internacional de Pilotos Marítimos (IMPA) pediu à Organização Marítima Internacional que reprima um arranjo de embarque e desembarque de piloto comumente usado, mas perigoso, que pode ter contribuído para a morte de um piloto marítimo de Nova Iorque, no mês passado.
O piloto, capitão Dennis Sherwood, um veterano com 35 anos de experiência da Sandy Hook Pilot Association, faleceu depois que caiu ao embarcar no navio de bandeira americana Maersk Kensington à chegada ao porto de Nova Iorque e Nova Jersey na manhã de 30 de dezembro .
De acordo com a IMPA, naquela manhã, o Maersk Kensington tinha montado um arranjo que envolvia a combinação de uma escada de piloto com uma escada de portaló, um arranjo aparentemente vulgar e necessário quando o ponto de acesso está a mais de 9 metros da água. No entanto, como o presidente do IMPA, capitão Simon Pelletie, explica em carta enviada à IMO em 17 de janeiro, neste caso em particular, o arranjo tinha uma espécie de “alçapão” na parte inferior da plataforma da escada de portaló pelo qual o piloto tinha de se içar.
"Isso exige que um piloto se mova pelo alçapão enquanto torciona para ter uma base segura na plataforma", explica Pelletie na carta. Pelletie observa que o controverso arranjo de alçapões tem sido considerado inseguro pelos pilotos e "claramente" não está em conformidade com os requisitos da SOLAS.
A carta continua instando a IMO a ordenar a intensificação da aplicação dos padrões de transferência de pilotos que ela própria publicou, particularmente no que se refere aos requisitos de inspecção estabelecidos nas revisões de 2012 da SOLAS V / 23 e na Resolução A. 1045 que a acompanha.
“A morte do capitão Sherwood é um lembrete trágico de que muito mais precisa ser feito.
"Levantamos esse assunto em particular hoje para instar todos os estados de bandeira, portos e organizações de operadores de navios a se juntarem a nós para fazer o que for necessário para se livrar desse arranjo, imediatamente", recomenda Pelletie.
Para ajudar a consciencializar sobre os perigos associados às transferências de pilotos, a IMPA está, actualmente, a realizar a campanha #DangerousLadders para melhorar a segurança dos arranjos de transferência de pilotos e, em particular, o aparelhamento seguro das escadas de pilotos.
Fonte 

1 comentário:

  1. Escrevi um capítulo exclusivamente sobre embarque e desembarque de Pilotos De Barra e alertei para os perigos que envolve mesmo cumprindo todas as regras IMO. Um Piloto de Lisboa morreu em Março de 2018 e eu próprio tive um acidente grave que deu origem a que a notícia da minha morte tivesse saído nos órgãos de comunicação Social. Brevemente o livro que escrevi sobre Segurança a Bordo dos Navios será publicado

    ResponderEliminar