A Associação Internacional
de Pilotos Marítimos (IMPA) pediu à Organização Marítima Internacional que
reprima um arranjo de embarque e desembarque de piloto comumente usado, mas
perigoso, que pode ter contribuído para a morte de um piloto marítimo de Nova Iorque,
no mês passado.
O piloto, capitão Dennis
Sherwood, um veterano com 35 anos de experiência da Sandy Hook Pilot
Association, faleceu depois que caiu ao embarcar no navio de bandeira americana
Maersk Kensington à chegada ao porto de Nova Iorque e Nova Jersey na manhã de
30 de dezembro .
De acordo com a IMPA,
naquela manhã, o Maersk Kensington tinha montado um arranjo que envolvia a
combinação de uma escada de piloto com uma escada de portaló, um arranjo aparentemente
vulgar e necessário quando o ponto de acesso está a mais de 9 metros da água.
No entanto, como o presidente do IMPA, capitão Simon Pelletie, explica em carta
enviada à IMO em 17 de janeiro, neste caso em particular, o arranjo tinha uma
espécie de “alçapão” na parte inferior da plataforma da escada de portaló pelo
qual o piloto tinha de se içar.
"Isso exige que um
piloto se mova pelo alçapão enquanto torciona para ter uma base segura na
plataforma", explica Pelletie na carta. Pelletie observa que o controverso
arranjo de alçapões tem sido considerado inseguro pelos pilotos e
"claramente" não está em conformidade com os requisitos da SOLAS.
A carta continua instando a
IMO a ordenar a intensificação da aplicação dos padrões de transferência de
pilotos que ela própria publicou, particularmente no que se refere aos
requisitos de inspecção estabelecidos nas revisões de 2012 da SOLAS V / 23 e na
Resolução A. 1045 que a acompanha.
“A morte do capitão Sherwood
é um lembrete trágico de que muito mais precisa ser feito.
"Levantamos esse
assunto em particular hoje para instar todos os estados de bandeira, portos e
organizações de operadores de navios a se juntarem a nós para fazer o que for
necessário para se livrar desse arranjo, imediatamente", recomenda Pelletie.
Para ajudar a consciencializar sobre os perigos associados às
transferências de pilotos, a IMPA está, actualmente, a realizar a campanha
#DangerousLadders para melhorar a segurança dos arranjos de transferência de
pilotos e, em particular, o aparelhamento seguro das escadas de pilotos.Fonte
Escrevi um capítulo exclusivamente sobre embarque e desembarque de Pilotos De Barra e alertei para os perigos que envolve mesmo cumprindo todas as regras IMO. Um Piloto de Lisboa morreu em Março de 2018 e eu próprio tive um acidente grave que deu origem a que a notícia da minha morte tivesse saído nos órgãos de comunicação Social. Brevemente o livro que escrevi sobre Segurança a Bordo dos Navios será publicado
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