A fim de encorajar os navios-tanque de petróleo muito
grandes (VLCCs) a optarem pelo Canal de Suez em vez de navegarem pelo Cabo de
Boa Esperança, a Autoridade do Canal de Suez decidiu ampliar os descontos nas
portagens para este sector de transporte até o final do ano.
O acordo diz respeito a VLCC’s provenientes do Golfo Arábico
ou da Zona do Caribe em viagem de ida e trânsito pelo canal depois de
descarregar parte da carga no pipeline
SUMED.
Especificamente, este arranjo para VLCCs de mais de 250,000
TPM, foi introduzido em Junho de 2016 por um período experimental de 6 meses e prolongado
até o final de 2017.
De acordo com este esquema, qualquer VLCC na sua viagem de
regresso à entrada norte paga uma quantia fixa de USD 180.000, incluindo taxas
adicionais cobradas por rebocadores, chegada após o tempo limite e reserva no
comboio.
Os descontos a aplicar, entaão, aos petroleiros de crude serão
de 45% a 75%, de acordo com a sua origem e o destino.
Por outro lado, a redução das tarifas oferecidas aos navios
com porta-contentores provenientes dos portos da América Oriental e com destino
aos portos do sul e do sudeste asiático será mantida em vigor até ao final de Junho
de 2018. Estes descontos variam, também, de acordo com os portos de origem e
destino, em valores compreendidos entre 45% e 65%.
Esta extensão dos descontos vem no seguimento do
prolongamento dos cortes de portagens oferecidos aos navios de granel secos
pela autoridade do canal, em vigor há vários meses.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário