Após um encerramento de três anos devido ao conflito militar
no país, o porto de Benghazi reabriu em 1 de Outubro de 2017.
A reabertura do porto foi marcada pela chegada de um
petroleiro vindo de Tobruk, com o primeiro-ministro de um governo do leste, a
bordo do navio, informou a Reuters. Pelo porto de Benghazi fluem importações de
gás e de produtos petrolíferos, para além da carga geral.
Benghazi junta-se, assim, a outros portos principais da
Líbia (como Es Sider, Melittah, Zawia, Tripoli, Misurata, Marsa El Brega, Ras
Lanuf, Tobruk, Al Khoms, Marsa El Hariga, Farwah, Bouri e Zuetina) que foram
reabertos à navegação comercial, depois de graves problemas de sequestro e
ataques perpetrados por milícias armadas.
Os portos de Derna e Sirte permanecem encerrados.
Mesmo que os portos de trabalho agora sejam considerados
seguros para navios e tripulações, a companhia de seguros marítima Gard
advertiu as tripulações dos navios para que permaneçam vigilantes, já que a
situação nas águas territoriais da Líbia permanece volátil.
Continuam em vigor uma série de protocolos obrigatórios para
os navios que naveguem dentro ou perto da área militarizada do sul, de entre
eles a informação da sua posição para a estação costeira mais próxima, a fim de
receber uma rota segura, devendo evitar navegar nas águas costeiras dos portos ainda
encerrados.
As recomendações acima são complementares às
verificações de sanções em vigor, dado que vários indivíduos e entidades da
Líbia estão sujeitos a sanções internacionais, acrescentou a Gard.Fonte
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