4 de outubro de 2017

O excedente de porta-contentores não virá acabar em breve

Com a procura mais fraca neste quarto trimestre e um fluxo constante de novas entregas de navios, a tonelagem contentorizada excedentária não deverá terminar em breve, de acordo com a Alphaliner.
Como mais 1,6 milhão de TEU de novos navios a entregar em 2018, o aumento geral da capacidade provavelmente não será absorvido até o final de 2018, dado não existir aumento significativo no processo de demolição.
Além disso, espera-se que as entregas venham a elevar para 0,8 milhões de TEU a capacidade ociosa até o final do ano.
Com base nas projecções atuais da Alphaliner, a frota de porta-contentores ociosa só será eliminada no terceiro trimestre de 2019, levando mais de 10 anos até conseguir atingir o excesso de oferta que atormentou o mercado desde 2009.

Poderá, ainda, surgir uma nova e potencial vaga de novas encomendas, estimulada pelo anúncio, nas duas últimas semanas, por parte das transportadoras francesa CMA CGM e da suíça MSC, da encomenda de um total de 20 navios de 22.000 TEU, o que poderá aumentar, ainda mais, o excesso de oferta de tonelagem no mercado.

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