Com a procura mais fraca neste quarto trimestre e um fluxo
constante de novas entregas de navios, a tonelagem contentorizada excedentária não
deverá terminar em breve, de acordo com a Alphaliner.
Como mais 1,6 milhão de TEU de novos navios a entregar em
2018, o aumento geral da capacidade provavelmente não será absorvido até o
final de 2018, dado não existir aumento significativo no processo de demolição.
Além disso, espera-se que as entregas venham a elevar para 0,8
milhões de TEU a capacidade ociosa até o final do ano.
Com base nas projecções atuais da Alphaliner, a frota de
porta-contentores ociosa só será eliminada no terceiro trimestre de 2019,
levando mais de 10 anos até conseguir atingir o excesso de oferta que
atormentou o mercado desde 2009.
Poderá, ainda, surgir uma nova e potencial vaga de novas
encomendas, estimulada pelo anúncio, nas duas últimas semanas, por parte das transportadoras
francesa CMA CGM e da suíça MSC, da encomenda de um total de 20 navios de
22.000 TEU, o que poderá aumentar, ainda mais, o excesso de oferta de tonelagem
no mercado.
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