16 de outubro de 2017

Especialistas em desactivação de explosivos da Royal Navy desarmadilharam torpedo preso ao ferro do petroleiro Skaw Provider

Os mergulhadores da Royal Navy destruíram um torpedo de teste que tinha sido içado pela âncora de um navio comercial (Chemical / Oil Products Tanker Skaw Provider) – que transportava combustível – em Portland.
A peça histórica de artilharia tinha sido perfurada pelo golpe da âncora quando pousou no fundo do mar, sendo depois içada dos cerca de 15 metros de profundidade.
A Unidade de Mergulho do Sul, com base em Portsmouth foi enviada para local, tendo de imediato evacuado a maioria da tripulação, à excepção de seis, incluindo o Comandante, que permaneceram à disposição como salvaguarda para possível foco de incêndio que podesse vir a surgir durante os trabalhos de remoção do artefacto.
Uma vez libertado o torpedo, este foi levado para uma área segura, onde foi detonado/destruído. A operação demorou cerca de sete horas no seu todo.
Tratava-se de um dispositivo britânico que se encontrava em estado de corrosão extrema. Acredita-se ter resultado de um teste ocorrido na década de 1980, que não fora até agora detectado.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário