17 de outubro de 2017

O défice comercial do Reino Unido atinge máximo recorde, apesar da desvalorização da libra

O Reino Unido acumulou um défice comercial recorde em agosto, confirmando o fracasso da desvalorização da libra esterlina para ajudar a melhorar a balança comercial do Reino Unido.
A Autoridade Nacional de Estatística inglesa (ONS) informou que o Reino Unido exportou 28,1 mil milhões de libras esterlinas em mercadorias no mês de Agosto, tendo importado 42,4 mil milhões de £, provocando um défice de 14,2 mil milhões, um novo máximo histórico.
De acordo com o ONS, aumentaram as importações de produtos químicos, máquinas e têxteis. Segundo a mesma fonte, ao longo dos últimos três meses as exportações de agosto recuaram 2,7 por cento, enquanto as importações subiram 3,9 por cento.
Havia esperanças de que a maior queda da libra em consequência do Brexit votado em 2016 iria aumentar as exportações de produtos manufacturados, ajudando a reduzir o crónico défice comercial do Reino Unido, o que não veio a suceder, não tendo as empresas do Reino Unido aproveitado a oportunidade da taxa de câmbio mais competitiva para aumentarem a sua participação no mercado externo.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário