O novo porta-contentores de 21,413 TEU da Orient Overseas
Container Line experimentou um encalhe temporário no Canal de Suez, de acordo
com a Container & Shipping Trade.
A nova construção, o OOCL Japan, encalhou no canal a 18 de Outubro
de 2017, por volta do meio-dia, quando se navegava de Singapura para Felixstowe,
no Reino Unido.
Enquanto esteve encalhado, o OOCL Japan bloqueou o canal de
navegação, embora, o navio que o seguia no comboio, o Maersk Kimi 6,690 TEU de capacidade,
tenha conseguido parar a tempo. O navio foi, posteriormente, libertado com
recurso a rebocadores egípcios, tendo prosseguido viagem.
Um porta-voz do proprietário disse que problemas mecânicos
fizeram com que o navio saísse do seu rumo e encalhasse, mas as causas precisas
ainda estão a ser investigadas.
Entretanto o MAIB, autoridade inglesa que procede às investigações
de acidentes marítimos na Grã-Bretanha, no seu relatório às circunstâncias do
encalhe do mega navio de contentores CMA CGM Vasco de Gama (399 metros, 17.800
TEU), ocorrido em Agosto de 2016, destaca que “o aumento do tamanho dos navios
dentro das vias navegáveis restritas, está a levar a uma redução das margens
de segurança operacional”.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário