27 de maio de 2021

Incêndio no porta-contentores X-Press Pearl “controlado” (vídeo)

O incêndio no navio X-Press Pearl na costa de Colombo foi praticamente controlado pela Marinha e Guarda Costeira da Índia e Sri Lanka, disse o Alto Comissariado da Índia em Colombo esta quinta-feira.

"O resultado da operação conjunta Índia / Sri Lanka agora é mais tangível. O violento incêndio foi largamente controlado e partes do X-Press Pearl estão, agora, visíveis, apesar do combate perdurar", disse o Alto Comissariado da Índia em Colombo.

"O fogo no MV X-Press Pearl reduziu consideravelmente devido aos esforços incansáveis ​​das Marinhas e da Guarda Costeira da Índia e do Sri Lanka. O fumo branco que surge nas imagens é o vapor resultante da pulverização de água no metal quente.", disse o Alto Comissariado num tweet anterior.

De acordo com o ICG, as autoridades do Sri Lanka solicitaram a assistência da Guarda Costeira da Índia para as operações de combate ao incêndio. Seguindo as diretrizes do governo, o navio Vaibhav do ICG em patrulha marítima foi desviado imediatamente para chegar ao local do incidente na terça-feira e o navio Vajra do ICG, que foi despachado de Tuticorin, chegou ao local na madrugada de 26 de maio para fornecer assistência imediata ao MV X-Press Pearl.

Outro navio do ICG, Samudra Prahari, um navio especializado em Resposta à Poluição (PR), também foi despachado na configuração PR para aumentar os esforços de combate a incêndios e responder ao derramamento de óleo, se ocorrer.

Enquanto isso, o ICG também manteve as suas unidades em Kochi, Chennai e Tuticorin de prontidão para assistência imediata em resposta a poluição.

Está a ser mantida uma coordenação contínua entre as Guardas Costeiras dos dois países e outras autoridades do Sri Lanka para aumentar as operações gerais de resposta de contenção do incêndio a bordo do X-Press Pearl.

O navio X-Press Pearl tinha a bordo 1.486 contentores, alguns deles com ácido nítrico e outros produtos químicos perigosos do código IMDG. O fogo extremo, os danos aos contentores e as condições climatéricas adversas fizeram com que o navio se inclinasse para estibordo, resultando na queda de alguns dos contentores ao mar.

Acredita-se que o incêndio tenha começado devido a uma reação química do ácido nítrico carregado no porto de Hazira, na Índia, a 15 de maio.

O relatório indica que os armadores declararam a avaria grossa e o navio de 3 meses, entregue apenas em fevereiro, é uma perda construtiva total.

A questão, que agora se coloca, é saber se o navio permanecerá a flutuar ou não.

Fonte com Vídeo 

 

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