23 de maio de 2021

Autoridade do Suez responsável por encalhe, diz proprietário japonês

Advogados de Shoei Kisen dizem que navio porta-contentores foi indevidamente autorizado a entrar na hidrovia em pleno mau tempo.

O proprietário do orta-contentores que bloqueou o canal de Suez em março diz que a autoridade do canal foi a culpada pelo encalhe, contesta a detenção do navio e o pedido de indenização, disse um advogado que representa o proprietário, este sábado.

O Ever Given, um dos maiores navios do mundo, ficou preso no canal com ventos fortes em 23 de março e permaneceu encalhado por seis dias, bloqueando o tráfego em ambas as direções e interrompendo o comércio global.

O navio tem sido mantido num lago entre dois trechos do canal enquanto a Autoridade do Canal de Suez (SCA) intentou uma ação de $ 916,5 milhões contra o proprietário japonês Shoei Kisen.

Um Tribunal de Recurso, no Tribunal Económico de Ismaília, realizou-se uma audiência no sábado sobre a detenção do navio, que a SCA está a tentar manter após o recurso do proprietário, bem como a reclamação financeira da SCA.

Os advogados que representam Shoei Kisen argumentaram que a SCA foi a culpada por permitir que o navio entrasse na hidrovia em pleno mau tempo, disse Ahmed Abu Ali, membro da equipe jurídica, acrescentando que a autoridade não conseguiu provar qualquer falha ao navio.

As gravações do navio, que foram apresentadas ao tribunal, mostraram divergências entre os pilotos da SCA e o seu centro de controlo sobre se o navio deveria entrar no canal, disse Abu Ali.

Os advogados de Shoei Kisen disseram que o navio deveria ter sido acompanhado por, pelo menos, dois rebocadores adequados ao tamanho do navio, "mas isso não aconteceu", acrescentou.

O SCA não respondeu imediatamente às solicitações de comentários, mas negou publicamente ser o culpado.

Os advogados da Shoei Kisen também argumentaram que a detenção do Ever Given foi um erro legal e que o trabalho para libertar o navio não foi "um salvamento (operação) no sentido legal adequado", o que significa que o SCA não poderia ressarcir compensação por tal operação, disse Abu Ali.

“Essa era uma das funções da autoridade de acordo com o contrato de tráfego”, disse ele.

A Shoei Kisen reivindica, agora, US $ 100.000 em compensação inicial por perdas relacionadas à sua detenção, segundo o causídio.

O tribunal deve emitir uma decisão sobre o caso no domingo.

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