25 de maio de 2021

Porta-contentores novo em chamas ao largo de Colombo (vídeo)

Uma explosão abalou o navio porta-contentores X-PRESS PEARL na manhã de 25 de maio, provocada por um incêndio que lavra na carga de convés há vários dias. O navio está, de acordo com as últimas fotos, envolto em fogo e dendo fumo negro. Os 25 tripulantes foram evacuados, 2 deles sofreram queimaduras em consequência da explosão. Vários contentores caíram no mar. O navio está cercado por rebocadores offshore, rebocadores e barcos da Marinha, o combate a incêndios continua, embora provavelmente haja pouco que os salvadores possam fazer agora, temendo-se mais explosões.

Fotos divulgadas pela Autoridade Portuária e Força Aérea do Sri Lanka mostram a carga do navio em chamas.

O incêndio foi relatado pela primeira vez na última quinta-feira, 20 de maio, enquanto o navio aguardava a entrada no porto de Colombo num ancoradouro ao largo, a aproximadamente 9,5 milhas náuticas da entrada do porto.

A Marinha do Sri Lanka tinha informado, anteriormente, que o navio está carregado com 1.486 contentores, incluindo 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos, carregados no porto de Hazira, Índia, em 15 de maio. Investigações preliminares indicam que o incêndio começou devido a uma reação química entre esta carga perigosa.

O operador do navio, X-Press Feeders, relatou na segunda-feira que o fogo estava a ser controlado. Enquanto isso, uma equipa de salvamento do SMIT foi para o local e embarcou no navio para uma inspeção.

Com esses últimos desenvolvimentos, tanto os 25 membros da tripulação, como a equipa de resgate, foram evacuados. A Marinha do Sri Lanka relata que o fogo se agravou devido ao forte vento, e que se encontra em propagação em direção ao casario.

Espera-se que um navio de combate a poluição marítima da Guarda Costeira indiana chegue durante a noite, enquanto aeronaves com supressores de incêndio e dispersantes de óleo foram colocados em prevenção.

O navio porta-contentores X-PRESS PEARL, IMO 9875343, dwt 37000, capacidade 2700 TEU, foi construído em 2021, tem bandeira de Singapura, pertencendo à operadora singapuriana X-PRESS FEEDERS.

Assistir ao vídeo 

Fonte com fotos e vídeos 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário