O porta-contentores, novinho em folha, dá a ideia de estar próximo do fim, já que o fogo continua a lavrar, pelo sexto dia, num ancoradouro perto do porto de Colombo, no Sri Lanka. Mantêm-se os esforços no combate ao incêndio.
A Autoridade Portuária do Sri Lanka está a trabalhar com outras empresas, incluindo a SMIT Salvage, sobre a melhor forma de mitigar o impacto do incidente.
O incêndio no X-Press Pearl começou a 20 de maio, quando o navio aguardava a entrada no porto de Colombo, num ancoradouro offshore a, aproximadamente, 9,5 milhas náuticas da entrada do porto. A bordo estão (estavam) 1.486 contentores, incluindo 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos que carregara no porto de Hazira, na Índia, em 15 de maio.
Investigações preliminares indicam que o incêndio começou devido a uma reação química da carga perigosa.
Embora a extinção do fogo parecesse bem-sucedido inicialmente, o fogo explodiu em intensidade na terça-feira e o navio foi evacuado. Agora parece que o fogo envolveu todo o navio.
Pelo menos um contentor queimado e em fogo, além de outros destroços, foram compelidos para a costa do Sri Lanka.
A Marinha dos EUA relata que os navios de controlo de poluição marítima da Guarda Costeira Indiana ‘Vajra’ e ‘Vaibhav’ foram enviados para o local.
Uma atualização da X-Press Feeders, o operador do navio, disse que toda a tripulação está segura, embora dois tivessem sofrido ferimentos nas pernas durante a evacuação do navio na terça-feira. Informaram, ainda, que os membros da tripulação estão em contacto com suas famílias e que a X-Press Feeders está a estabelecer contacto com os clientes, relativamente, à carga.
Sem comentários:
Enviar um comentário