Música
e cruzeiros de festa, com muita bebida à volta do Lago Vitória são um rito de
passagem para os jovens ugandenses que procuram diversão. No entanto, desta
vez, foi um acidente desastroso mais do que anunciado, desde o seu início.
A
frágil embarcação estava em más condições de manutenção quando as pessoas embarcaram
perto de Kampala, capital do Uganda, disseram as autoridades à Associated
Press. Os donos do barco não possuíam licença para operar e o sobrelotavam o
barco muito para além da lotação de segurança. Os foliões a bordo – incluindo um
artista musical ugandês e um príncipe – aparentemente, desconheciam o perigo.
Para
piorar as coisas, sobreveio mau tempo, o que tornou as condições de navegação, no
maior lago de África, muito difíceis. O problema terá começado a meio do
cruzeiro, não longe da costa.
Por
volta das 19h, o barco virou e afundou, deixando cerca de 90 pessoas no lago – outras
fontes falam em 120 – alguns deles, muito provavelmente, inebriados. Muitos deles
não usavam coletes salva-vidas, pelo que o pânico foi generalizado. Testemunhas
disseram ter ouvido pessoas a gritar por ajuda, batendo na água ou tentando
nadar até à praia.
Dois
barcos de pesca que vieram em auxílio dos passageiros foram inundados de gente
e viraram-se, de acordo com a BBC. As equipas de resgate do governo chegaram um
pouco mais tarde, enviando mergulhadores para o Lago Vitória, tendo recuperado
pelo menos 30 corpos.
De
acordo com a BBC, entre os resgatados estava o artista musical Iryn Namubiru e
o príncipe Daudi Kintu Wasajja, irmão do rei de Buganda, o maior reino
tradicional de Uganda.
Os
acidentes de barco são cada vez mais comuns nos grandes lagos da África
Oriental, incluindo o Lago Vitória, que é cercado pelo Uganda, Tanzânia e Quénia,
tendo uma área superior à da Suíça.
A tragédia de sábado foi a segunda desta gravidade em dois meses no Lago
Vitória. Em Setembro, quase 150 pessoas morreram devido ao emborcamento de um
ferry que transportava centenas de pessoas. O ferry teria capacidade para 100
pessoas, mas transportava 400, muitas delas transportando mercadorias para
mercados próximos.Fonte
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