Na
sequência do acordo sobre o acordo de retirada negociado entre a União Europeia
e o Reino Unido, a British Ports Association, que representa os interesses de
mais de 100 portos britânicos, advertiu que poderá demorar algum tempo até que
fique claro quais serão os acordos finais e tudo aquilo que possa significar para
os portos.
"Estamos
esperançosos de que o acordo inclua algum tipo de solução duradoura que
excluiria a necessidade de introduzir novos controlos alfandegários e
fronteiriços para o comércio entre o Reino Unido e a UE", disse o
presidente-executivo da BPA, Richard Ballantyne.
“No
entanto, apesar do aparente progresso, pode haver algum caminho a percorrer
antes que os portos e os operadores de frete saibam exactamente qual será o
ambiente comercial definitivo. Transportadoras e transportadores de carga que
usam a rede portuária de "Roll-on Roll-off" do Reino Unido, em portos
como Dover, Holyhead, Immingham e Portsmouth ainda não têm certezas sobre como
serão os processos de fronteira pós-Brexit."
A
perspectiva de deixar a UE pode ser relativamente menos conturbada em portos
que lidam com cargas a granel ou contentorizadas, já que a adaptação dos
actuais processos e sistemas deve ser mais fácil.
No
entanto, adaptar novos controlos alfandegários e regulamentares nos portos
Roll-on Roll-on do Reino Unido e da UE pode ser muito mais difícil. Esses portos
movimentam, todos os dias, no seu conjunto, dezenas de milhares de veículos e trailers de veículos pesados acompanhados,
ou não, pelos respectivos motoristas que viajam entre o Reino Unido e a UE.
Este é mais da metade do comércio do Reino Unido com a Europa e foi estimado em
40% do valor do comércio marítimo total do Reino Unido.
De
acordo com a ABP, a perspectiva de potenciais novos processos (mais demorados e
onerosos) para os operadores de transporte de mercadorias, que utilizam este sector,
continua a ser assustadora.
“Além
das implicações de novos processos fronteiriços e transfronteiriços, também
estamos empenhados em perceber o que o acordo significará em termos do ambiente
regulatório sob o qual os portos vão operar. Dependendo de como um acordo final
possa ficar, pode haver oportunidade para o governo rever certas regras
derivadas da UE, como o Regulamento de Serviços Portuários, e criar um regime
de planeamento e abertura mais propícia ao desenvolvimento de actividades e
comércio portuário”, acrescentou Ballantyne.
O
gabinete de Theresa May apoiou o acordo preliminar após meses de negociações
extensas e difíceis entre os dois lados. Com base no que é conhecido neste
momento, o acordo de 500 páginas estipula um período de transição congelado até
o final de 2020, quando se espera que os dois lados cheguem a um acordo
comercial.
O acordo cobre a solução financeira para a separação, os direitos e
cidadãos da UE e britânicos no Reino Unido e na UE, respectivamente, e um
mecanismo destinado a garantir que não haja fronteira entre a Irlanda, no
bloco, e a Irlanda do Norte, no Reino Unido. Fonte
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