16 de fevereiro de 2023

Vídeo: Quando o Alvin visitou os destroços do Titanic

Imagens raras de vídeo que mostram o transatlântico Titanic no fundo do Atlântico foram divulgadas esta quarta-feira, décadas após a descoberta dos destroços e mais de um século depois que o navio chocou com um iceberg e afundou.

A filmagem da Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) foi conseguida a cerca de 2 milhas (3 km) abaixo da superfície do oceano, apenas alguns meses depois que os exploradores encontraram os destroços, em 1985. A maior parte dessas imagens não foi divulgada ao público até ontem.

Desde a descoberta, vários documentários sobre o Titanic mostraram imagens da zona dos destroços. Alguns breves clipes dos mergulhos originais foram para o ar, mas ontem foi o lançamento de um vídeo mais longo, de 80 minutos, das filmagens sem cortes, no YouTube.

O lançamento da filmagem “marca a primeira vez que os humanos colocam os olhos no malfadado navio desde 1912 e inclui muitas outras cenas icónicas”, disse o WHOI.

O vídeo completo, com duração de mais de 1 hora e 20 minutos, foi divulgado ontem pelas 19h30 e você poderá assistir clicando no endereço eletrónico abaixo:

Clique para assistir ao vídeo 

O Titanic, considerado quase inafundável quando foi construído, era o maior transatlântico em serviço à época. Ele bateu num iceberg a 14 de abril de 1912, no Atlântico, enquanto fazia a sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, para Nova York. Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio, chocando o mundo e provocando indignação pela falta de botes salva-vidas a bordo.

Uma equipa da WHOI e do Instituto Nacional de Oceanografia da França encontrou o navio afundado, partido em dois pedaços a sudeste da Terra Nova, Canadá, a 1 de setembro de 1985.

As filmagens foram feitas por câmaras num submersível tripulado por humanos e uma pequena embarcação operada remotamente, que manobrava em espaços apertados, durante 11 mergulhos em julho de 1986.

A libertação das imagens dessa filmagem foi programada com o relançamento do filme "Titanic" de 1997, do diretor James Cameron, pelo seu 25º aniversário. O filme ganhou 11 Oscars, incluindo o de melhor filme.

“As histórias humanas incorporadas no grande navio continuam a assombrar”, disse Cameron em comunicado. “Ao libertar estas imagens, a WHOI está a ajudar a contar uma parte importante de uma história que atravessa gerações e circula o mundo.”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário