22 de fevereiro de 2023

Espiões russos mapeiam cabos e oleodutos do Mar do Norte

Nos últimos meses, a Rússia tentou obter informação para sabotar a infraestrutura crítica na parte holandesa do Mar do Norte, disse a agência de inteligência militar holandesa MIVD na segunda-feira.

Foi detetado um navio russo num parque eólico offshore no Mar do Norte quando tentava mapear a infraestrutura de energia, disse o chefe do MIVD, general Jan Swillens, em conferência de imprensa.

O navio foi escoltado para fora do Mar do Norte por navios holandeses da marinha e da guarda costeira antes que qualquer tentativa de sabotagem pudesse ser bem-sucedida, acrescentou.

“Vimos nos últimos meses atores russos tentando descobrir como o sistema de energia funciona no Mar do Norte. É a primeira vez que vimos isso”, disse Swillens.

“A Rússia está a mapear como funcionam os nossos parques eólicos no Mar do Norte. Eles estão muito interessados em saber como podem sabotar a infraestrutura de energia.”

As agências de inteligência holandesas MIVD e AIVD, em relatório conjunto publicado na segunda-feira, disseram que a infraestrutura offshore crítica, como cabos de internet, gasodutos e parques eólicos, tornou-se alvo de atividades de sabotagem russas.

“A Rússia está a mapear secretamente essa infraestrutura e a realizaro atividades que indicam preparativos para perturbações e sabotagens”, disseram as agências.

Ameaças secretas da Rússia ao abastecimento de água e energia na Holanda também são concebíveis, acrescentaram.

A Holanda disse no sábado que expulsaria um número não revelado de diplomatas russos, acusando a Rússia de trazer continuamente espiões sob cobertura diplomática.

Também ordenou que a Rússia fechasse a sua missão comercial em Amsterdão e disse que fecharia o consulado holandês em São Petersburgo.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário