22 de fevereiro de 2023

A nova armada de ULCV’s trará grandes desafios às transportadoras

A chegada de maior capacidade aumenta o desequilíbrio procura-oferta e provocará o regresso de taxas mais competitivas

O momento não poderia ser pior: com a procura dos consumidores letárgica e os stocks teimosamente altos, os transportadores marítimos preparam-se para receber uma armada de novos meganavios porta-contentores (ULCV’s) nas próximas semanas.

Devido à fraca procura nas principais rotas comerciais leste/oeste, que deve durar até ao segundo semestre do ano, as operadoras podem ser obrigadas a adiar as escalas iniciais de alguns desses “mamutes” antes de os colocar na rotação de serviços regulares no final do ano.

De acordo com a consultora Alphaliner, existem vários ULCV’s de 24.000 TEU em fase de conclusão nos estaleiros asiáticos, incluindo o ONE Innovation de 24.000 TEU e o MSC Tessa de 24.116 TEU, bem como o OOCL Spain de 24.188 TEU, que foi entregue na semana passada.

“A partir de meados de março até o início de abril, só a MSC irá introduzir, gradualmente, nada menos que quatro novas construções de 24.000 TEU para a rota Ásia-Europa da parceria 2M”, disse a Alphaliner.

De acordo com os dados da consultora, a MSC está programada para receber o MSC Tessa em 14 de março para ser usado no loop Ásia-Norte da Europa AE6/Lion da 2M a partir de Ningbo, seguido do MSC Irina de 24.346 TEU, que se deve juntar ao serviço Ásia- Mediterrâneo AE10/Jade de Qingdao a 21 de março.

No dia 28 de março, o MSC Celestino Maresca juntar-se-á ao loop AE6/Lion e no dia 9 de abril o MSC Raya iniciará a sua viagem inaugural no loop AE55/Griffin de Xangai.

Isso significa que o título de maior porta-contentores, em termos de capacidade, mudará de mãos várias vezes, em breve, recuperado pela MSC, retirando-o ao atual (OOCL Spain de 24.188 TEU) com a chegada do MSC Irina de 24.346 TEU, em meados de março.

A Alphaliner diz que preencher de carga estes novos gigantes “pode ser um desafio difícil” para os parceiros da 2M (a Maersk e MSC), com algumas viagens inaugurais em risco de serem anuladas.

A consultora referiu que a viagem inaugural do Maersk Canyon de 15.413 TEU deveria partir da China a 1 de março no loop AE1/Shogun da 2M. Mas o serviço esteve suspenso durante semanas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e, de acordo com a Alphaliner, está “efetivamente suspenso” e a viagem inaugural do navio adiada para meados de maio.

Observou, ainda, que o novo MSC Sofia, de 15.264 TEU, também estava planeado ser integrado no loop AE1/Shogun, mas agora será colocado no novo serviço autónomo Falcon Ásia-Índia/Médio Oriente, da MSC a 27 de fevereiro.

Somente a MSC está programada para receber 33 novos navios, variando em tamanho de 13.000 TEU a 24.000 TEU, este ano.

“Presumivelmente, a MSC tentará canalizar grande parte do crescimento da sua frota para novos loops autónomos, fora da 2M, enquanto a transportadora se prepara para o fim do acordo de aliança com a Maersk, no final de 2024”, diz a Alphaliner.

Fonte: Alphaliner


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