A Society for Gas as a Marine Fuel (SGMF) publicou um guia sobre o gaz de amónia, explicando que os perigos ligados à toxicidade da amónia estão bem compreendidos, e a experiência e o conhecimento cumulativos da indústria ajudarão a estabelecer regulamentos de segurança de manuseamento tanto no seu abastecimento como uso como combustível a bordo.
A IMO já iniciou o processo regulatório para o gaz de amónia desde 2022 e novas orientações são esperadas até 2024.
O guia explica que o gaz de amónia, como é atualmente produzido a partir de matérias-primas fósseis, sem CCS, não fornecerá um benefício de redução de GEE para o transporte marítimo. Mas, como outros combustíveis alternativos, a amónia pode ajudar a atingir as metas de descarbonização, desde que as suas variantes sustentáveis, como a amónia produzida a partir de eletricidade renovável, estejam disponíveis comercialmente e sejam utilizadas.
A amónia é produzida com segurança a granel há mais de 100 anos e é transportada a granel há mais de 60 anos. É agora um dos produtos químicos inorgânicos mais produzidos em todo o mundo e existe uma infraestrutura estabelecida para o seu armazenamento e transporte global.
Se lhe interessa conhecer melhor, poderá descarregar, de forma gratuita, o guia “Ammonia as a Marine Fuel” no site da SGMF.
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