A Espanha deteve e multou um petroleiro de bandeira maltesa que diz ter descarregado petróleo em águas abertas perto da cidade portuária de Tarragona, no nordeste do país, disse um departamento do Ministério dos Transportes.
As costas mediterrânea e atlântica da Espanha tornaram-se centros de atividades marítimas, incluindo a transferência de petróleo conhecida como operações ship-to-ship (STS), que fontes da indústria dizem se estarem a tornar uma crescente preocupação de segurança.
Autoridades espanholas disseram ter interceptado o Lagertha depois de ter sido detetada uma descarga de hidrocarbonetos por sensores de aeronaves e radares de satélite a 11 de fevereiro.
“A mancha, na área da popa do navio, estendia se por uma área de 12,7 quilómetros quadrados”, disse a Frota Mercante de Espanha, um departamento do Ministério dos Transportes, na terça-feira em um comunicado.
Disse, ainda, que o navio estava detido até que os proprietários pagassem uma fiança de 100.000 euros (US$ 106.680), acrescentando que, com base nas evidências, as autoridades iniciarão um processo disciplinar.
A Frota Mercante disse à Reuters que o Lagertha estava em mar aberto e não foi possível medir se houve algum dano ambiental.
O gestor da embarcação, Besiktas Shipping Group, com sede na Turquia – de acordo com bancos de dados de embarques no seu site – não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Em 2021, outro navio-tanque foi interceptado pela Espanha por descarregar óleo ilegalmente no mar a cerca de 55 quilómetros da costa de La Palma, nas Ilhas Canárias.
Por outro lado, a Frota Mercante disse à Reuters que deteve outro navio-tanque, o Elephant, em 14 de fevereiro, depois que as autoridades detetaram “deficiências de natureza técnica e documental” durante uma inspeção no porto de Ferrol, no noroeste, e também por não notificar a administração da autoridade marítima da Espanha. com os documentos relacionados às operações STS.
O proprietário do Elephant, de acordo com bancos de dados de navegação, é a Hung Phat Maritime Trading, com sede no Vietname.
As autoridades espanholas disseram que o Elephant transferiu uma carga para o petroleiro Maersk Magellan, de bandeira de Singapura, que foi banido dos portos espanhóis no início deste mês.
Autoridades na Espanha disseram que o Elephant já havia carregado uma carga do Nobel, de bandeira dos Camarões. Esta embarcação, disseram eles, estava a trabalhar sob bandeira russa até 1 de julho de 2022, o que violava as sanções da União Europeia.
A Maersk Tankers da Dinamarca recusou-se a comentar na semana passada sobre o Elephant, mas disse que documentos oficiais mostraram que a carga transportada pelo Maersk Magellan era de origem turca.
O comércio de petróleo e derivados vinculados à Rússia foi complicado pela imposição do Grupo dos Sete de um teto de preço do petróleo russo em dezembro e medidas separadas da UE para proibir a importação de petróleo bruto e derivados russos.
Fonte https://www.reuters.com
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