27 de fevereiro de 2023

Primeiro navio a atracar no porto de Hodeidah, no Iémen, em anos

Um navio comercial, com 724 contentores de mercadoria, atracou na cidade portuária de Hodeidah, no oeste do Iémen, pela primeira vez em sete anos, disseram os houthis apoiados pelo Irão e que controlam o porto.

Abdul Wahab Al-Durra, ministro dos transportes Houthi, disse a repórteres que navios de contentores, combustível e outras mercadorias começaram a entrar nos portos de Djibuti, onde foram examinados pelo Mecanismo de Verificação e Inspeção do Iémen da ONU.

“Os cais dos portos de Hodeidah, Saleef e Ras Issa estão lotados, havendo navios à espera para descarregar”, disse Al-Durra, acrescentando que mais 18 navios estão a caminho.

A mídia Houthi divulgou vídeos que mostram funcionários a descarregar o navio de carga Shebelle, de bandeira etíope.

O UNVIM – estacionado em Djibuti – foi criado em 2016 a pedido do governo do Iémen para verificar os navios que se dirigem aos portos controlados pelos houthis, para garantir que não sejam contrabandeadas armas para os houthis.

Um funcionário do governo iemenita disse ao Arab News no domingo que a coligação árabe havia dado sinal verde para os navios seguirem para portos ocupados por Houthis num esforço para pressionar a milícia a renovar o cessar-fogo mediado pela ONU e abrir caminho para um acordo de paz mais duradouro.

A chegada dos novos navios a Hodeidah, controlada pelos Houthi, aconteceu no mesmo dia em que o governo iemenita instou comerciantes locais e companhias marítimas internacionais a importar mercadorias através de portos controlados pelo governo, prometendo custos reduzidos de transporte e seguro, e a protegê-los das ameaças de Houthi.

Enquanto isso, no terreno, nove soldados do governo iemenita e um número desconhecido de houthis foram mortos em combates na área de Hareb, na província central de Marib.

Fonte 


Sem comentários:

Enviar um comentário