27 de fevereiro de 2023

Sem retoma depois do ano novo chinês e taxas de frete a cair

Taxas em queda e sem recuperação pós-Ano Novo Chinês pintam uma triste história para o mercado global de frete aéreo – fontes até sugerem que isso marca “o fim da globalização como a conhecemos”.

As tarifas de Xangai para LAX caíram 8,4%, para US$ 3,83/kg, na semana passada, queda anual de 42,6%, enquanto as da China para os EUA como um todo caíram 8,8%, de US$ 4,68/kg para US$ 4,23/kg na semana, deixando-os 43,5% abaixo do valor praticado no mesmo período do ano passado.

Uma fonte de embarque de carga disse que o mercado estava “parado” desde o Ano Novo Chinês, observando que, embora isso fosse “normal”, não havia sinal da forte retoma usual de março.

De facto, o despachante disse esperar que a situação de crise iniciada no último trimestre de 2022 continue, em plena queda na procura do Ocidente por produtos chineses, o que está potencialmente ligado à piora das relações políticas.

O despachante de carga de Hong Kong, Nick Coverdale, disse que a “guerra de taxas” já estava a pressionar o mercado enfraquecido. Ele citou tarifas oferecidas por transportadoras chinesas tão baixas quanto $ 2,55/kg para Los Angeles e Chicago e $ 2,85 para Nova York.

Enquanto isso, a Flexport disse aos clientes hoje que em toda a China “a procura está baixa”. No entanto, no norte da China, disse, houve “uma tendência ascendente”, enquanto no sul ocorreu o oposto. Acrescentou: “A procura no ex-Sudeste Asiático em geral permanece baixa, com capacidade amplamente disponível. O mercado de exportação da Tailândia está a melhorar um pouco esta semana, mas a procura, em geral, ainda é muito fraca”.

Espera-se que os serviços de carga completa suportem o peso da baixa, com uma queda nas taxas de contentores a levar a uma mudança modal pós-pandémica, para o oceano. Enquanto isso, a retoma de quase todos os voos de passageiros e a resultante capacidade de entrada estão a aumentar o excesso de capacidade.

A Ligentia confirmou que as exportações China-Norte da Europa permaneceram “relativamente fracas”, havendo analistas a sugerirem que o declínio na procura por produtos chineses pode fazer com que o valor da carga caia 10%.

A fonte disse que, embora as "guerras de taxas" e abrandamento no comércio não sejam novidade, estes sinais, combinados com a mudança do cenário geopolítico, são evidências do surgimento de um modelo "muito diferente" de comércio internacional, no qual "a verdadeira globalização" terá morrido.

Fonte: https://theloadstar.com

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