As Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido (UKMTO) emitiram um alerta para a navegação depois de receber relatos de pequenos barcos num corredor de trânsito do Golfo de Aden destinado a proteger os navios da pirataria.
“O UKMTO recebeu relatos de aproximadamente 10 a 12 pequenos barcos com até 6 pessoas em cada um nas proximidades do ponto B do IRTC”, diz o comunicado.
O Ponto B do IRTC é a entrada leste do Corredor de Trânsito Recomendado Internacionalmente (IRTC) do Golfo de Aden, estabelecido em 2009 em resposta ao flagelo da pirataria baseada na Somália. O IRTC tem 492 milhas de comprimento com uma faixa leste e oeste medindo cinco milhas de largura onde os recursos navais estão concentrados. É patrulhada pela Força-Tarefa Combinada 151 (CTF 151), atualmente sob liderança brasileira, trabalhando ao lado da Força Naval da União Europeia da Somália (EU NAVFOR) e outros parceiros.
Os navios são fortemente encorajados a usar o IRTC para reduzir o risco de serem vítimas de pirataria.
O aviso do UKMTO ocorre quando o transporte marítimo removeu a designação de “Área de alto risco” (HRA) para o oeste do Oceano Índico, Golfo de Aden e sul do Mar Vermelho, a partir de 1 de janeiro de 2023, graças a uma acalmia de incidentes de pirataria com base na Somália.
De acordo com o CTF 151, o último ataque de piratas na Bacia da Somália ocorreu em abril de 2019 e não teve sucesso. O último ataque de pirataria bem-sucedido foi na primavera de 2017, tendo sido marcado como o primeiro sequestro desde 2012.
Apesar dessa acalmia nos incidentes, os marinheiros ainda são incentivados a permanecer vigilantes ao transitar pela região.
Sem comentários:
Enviar um comentário