A operadora ONE e a NYK, armadora do navio porta-contentores ONE Apus, divulgaram uma atualização da situação a 2 de dezembro, reconhecendo o que parece ser, número recorde de contentores perdidos e danificados em situação de tempestade, cerca de 1.900 unidades. A partir das 13h UTC de 2 de dezembro, o navio navegava na direção oposta à direção do rumo normal para a sua viagem, aparentemente na tentativa de estabilizar o navio e a carga, e evitar mais perdas, navegando por áreas com condições climáticas mais favoráveis. A ONE e a NYK Shipmanagement devem ser creditados pela honestidade e transparência em relatar os detalhes deste grave acidente.
Chidori Ship Holding LLC como proprietário e NYK Shipmanagement Pte Ltd como armador do navio porta-contentores ONE Apus (IMO # 9806079) relatam que o navio está agora a navegar para oeste, em direção ao Japão, com a intenção de procurar um porto de abrigo adequado para estabilizar contentores instáveis, avaliar os danos e determinar o número exato de contentores perdidos após o mau tempo na noite de segunda-feira, 30 de novembro de 2020.
O navio estava em passagem de Yantian, China, para Long Beach, EUA, aproximadamente a 1600 mn ao Noroeste do Havaí, quando encontrou uma célula de tempestade violenta que produziu ventos fortes e grandes ondas, que provocaram rolo violento ao ONE Apus, o que resultou no deslocamento e perda de contentores.
Foi enviada notificação ao JRCC em Honolulu e Guam, que de imediato transmitiram avisos à navegação marítima.
As primeiras investigações a bordo do ONE Apus determinaram que as estruturas celulares de contentores atingidas permanecem inseguras para inspeções mais próximas; no entanto, estima-se que o número de unidades perdidas ou danificadas pode exceder as 1.900, das quais cerca de 40 são contentores com cargas rotuladas como matérias perigosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário