Os custos operacionais dos navios aumentaram, este ano, ao ritmo mais elevado em mais de uma década, devido a prémios de cobertura de seguros mais caros e despesas relacionadas com o COVID-19, diz o último relatório de Revisão Anual de Custos Operacionais de Navios e Previsão 2020/21 publicado pela consultora marítima Drewry.
Esperam-se, contudo, custos mais moderados nos próximos anos, à medida que os custos relacionados com a pandemia se dissipem. Ou seja, a Drewry estima que os custos operacionais diários médios nos 47 tipos e diferentes tamanhos de navios abrangidos no relatório tenham aumentado 4,5% em 2020, em comparação com os aumentos anteriores de 2% e 2,5%, respetivamente, nos dois anos precedentes. Isso se seguiu a um período em que os custos Opex estagnaram ou contraíram 8% no trénio 2015-17.
Além disso, os custos de manning foram particularmente afetados, subindo 6,2% em 2020, em comparação com os aumentos subjacentes de 1,3%, enquanto os de casco e máquinas (H&M) e custos de proteção e indemnização (P&I) subiram 4,5% num mercado de seguros mais austero. Enquanto isso, a interrupção do fornecimento e disponibilidade de mão-de-obra causados pela pandemia levaram fornecedores e peças de reposição a inflacionar custos de reparação e manutenção em cerca de 3%, enquanto os custos com docagem a seco subiram 5%.
O aumento dos custos foi geral em todos os principais setores de transporte de carga pelo terceiro ano consecutivo, já que todos os tipos de navios foram atingidos pelos efeitos COVID-19. As últimas avaliações incluem navios nos setores de contentores, químicos, a granel seco, petroleiro, GNL, GLP, carga geral, reefer, roro e transportadores de automóveis.
Olhando o futuro, espera-se que as condições comerciais permaneçam desafiadoras, diz a Drewry, um futuro dominado pelas incertezas comerciais induzidas pelo COVID-19 e pela constante sobrecapacidade em muitos setores, o que manterá pressão nos custos Opex.
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