O Canal do Panamá assinalou
o 2º aniversário da inauguração da sua expansão, o maior projecto de desenvolvimento
na sua história de 103 anos de utilização. Até hoje, transitaram pelo Canal 3.745
navios Neopanamax, tráfego que confirma a eficiência da rota e a confiança da
indústria marítima no Canal Expandido.
O desempenho das eclusas Neopanamax
do Canal Expandido continua a exceder as expectativas. Nos últimos dois anos, a
rota registou marcas fantásticas, tais como:
Um novo recorde mensal de
tonelagem operada de 38,1 milhões de toneladas (PC / UMS) em maio de 2018, a
terceira vez que a hidrovia estabeleceu um recorde de tonelagem mensal nos
últimos dois anos.
O trânsito do maior navio de
cruzeiros do Canal até hoje, o Norwegian Bliss, com mais de 168.000 toneladas
brutas e que transporta cerca de 5.000 passageiros.
Registos de crescimento
anual, em termos de número de trânsitos e de volumes totais de carga.
O trânsito do navio de maior
capacidade até hoje, o CMA CGM Theodore Roosevelt, com capacidade total de 14.863
TEUs.
Por outro lado, o Canal do
Panamá confirmou planos para suspender a limitação, até agora imposta, de “luz
do dia” diminuindo as restrições à passagem de navios de GNL, permitindo
oportunidades adicionais de trânsito.
As mudanças, que entrarão em
vigor a partir de 1 de Outubro de 2018, destinam-se a antecipar a procura futura
de trânsito de GNL, segundo disse o vice-administrador da Autoridade do Canal
do Panamá, Manuel E. Benitez, na Conferência Mundial de Gás em Washington, DC.
De acordo com a Autoridade do
canal, espera-se que os trânsitos de GNL na hidrovia cresçam mais de 50% até ao
final do ano fiscal de 2018 em comparação com o ano anterior.
Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário