4 de maio de 2022

Linhas de transporte alertadas sobre minas à deriva no Mar Negro

Marina, a Autoridade da Indústria Marítima, aconselhou os marítimos e empresas de navegação internacionais, bem como outras entidades marítimas, a ficarem atentos às minas à deriva no Mar Negro resultantes da guerra Rússia-Ucrânia. A Dinopol emitiu o Marina Advisory 2022-28 após um alerta de navegação (Navtex) da Turquia à navegação contra a ameaça de minas à deriva presentes na região do Mar Negro.

O aviso foi emitido para marítimos, oficiais e comandantes de navios, afretadores a casco nu, proprietários, operadores e gestores de navios e organizações e agências envolvidas.

O Ministério de Transporte e Infraestrutura da Turquia publicou um Navtex sobre minas supostamente à deriva no Mar Negro, especialmente ao largo dos portos de Ochakiv, Odesa, Yuzhny e Chornomorsk.

O Governo da Federação Russa informou a Organização Marítima Internacional a 5 de abril de 2022 sobre o encerramento de espaços marítimos no Mar de Azov e no Mar Negro.

Os russos enfatizaram que tais encerramentos foram realizados em conformidade com a Convenção LIN de 1982 sobre o Direito do Mar para oferecer segurança e proteção aos navios mercantes e membros da tripulação. No comunicado, alegam dever-se às medidas irresponsáveis ​​e perigosas adotadas pela Ucrânia, incluindo as atividades de colocação de minas das Forças Militares.

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, recebeu informações da Embaixada da Ucrânia no Reino Unido, mencionando que este configura um novo sinal da propaganda da Rússia para “branquear” o seu comportamento, manipulando o destino dos marítimos e navios bloqueados e bombardeados pela marinha russa.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário