A empresa francesa de transporte marítimo CMA CGM assumirá uma participação na Air France-KLM como parte de uma parceria de carga aérea, apostando na crescente procura por mercadorias de via aérea em todo o mundo, à medida que as cadeias de abastecimentos permanecem congestionadas após a pandemia.
A CMA CGM assumirá até 9% da Air France-KLM, no valor de cerca de 240 milhões de euros (US $ 252 milhões) com base no preço de encerramento de terça-feira, parte de um possível aumento de capital do grupo aéreo pela duração de sua parceria que está inicialmente definida para funcionar por 10 anos, disseram as duas empresas.
Isso fará da CMA CGM o quarto maior acionista, de acordo com dados da Refinitiv, e reflete uma iniciativa semelhante planeada pela empresa de navegação MSC, que se associou à alemã Lufthansa para uma possível oferta pela companhia aérea italiana ITA Airways.
As ações da Air France-KLM subiram 3,5% no início da sessão de bolsa, tornando-se um dos melhores desempenhos no índice de ações Paris SBF-120.
A CMA CGM, com sede em Marselha, uma das maiores linhas de transporte de contentores do mundo, estabeleceu uma divisão de carga aérea no ano passado como parte de um esforço para desenvolver a logística não marítima.
Os lucros crescentes do transporte marítimo, vinculados às altas taxas de frete desde a pandemia do COVID-19, permitiram que a CMA CGM e outros armadores investissem noutras formas de transporte para adicionar resiliência às cadeias de abastecimentos globais e se protegerem de uma desaceleração.
“Todas as transportadoras de contentores oceânicos estão a ganhar dinheiro nestes anos e procuram colocar esses ganhos de forma inteligente para ampliar as suas ofertas de serviços, para incluir mais modais, como o aéreo, e entrar no transporte total”, disse Peter Sand, analista-chefe da corretora de frete marítimo Xeneta.
A CMA CGM, controlada privadamente pela família Saade, adquiriu a empresa de transporte automóvel Gefco no mês passado, que era co-propriedade da Russian Railways (RZD) e da montadora Stellantis.
A parceria criada deve gerar “sinergias significativas de receita” e apresenta-se com “forte ambição de investir e crescer de forma sustentável” no mercado de frete aéreo.
Como acionista, o Estado holandês “apoia a parceria que vem alavancar a situação financeira”, disse um porta-voz do Ministério das Finanças.
A parceria com a Air France-KLM abrange uma frota combinada de 10 aeronaves full-freighter, incluindo quatro na CMA CGM Air Cargo e seis na Air France-KLM. Juntos, eles também têm 12 aeronaves encomendadas.
A união está sujeita à aprovação da autoridade anticoncorrência. O tamanho final da participação da CMA será determinado pelo aumento de capital planeado da companhia aérea no valor de até 4 mil milhões de euros.
Um exemplo recente de como os bloqueios do COVID estão a estimular as empresas a usar o ar para entregas mais rápidas, a unidade de saúde GE.N da General Electric usou corante utilizado para exames e testes médicos para ajudar a combater a escassez nos EUA causada pela paralização de sua fábrica em Xangai.
A Nestlé também está a enviar provisões de fórmula infantil da Europa para reabastecer as prateleiras dos supermercados dos EUA devido à escassez no país.
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