É a réplica única do navio que protagonizou a primeira circum-navegação do mundo (1519-1522), comandada por Magalhães e Elcano, cujo V Centenário é comemorado. Durante a estadia em Portimão, o público poderá embarcar na Nao Victoria, passear pelos seus conveses e conhecer a incrível aventura que os seus marinheiros realizaram há 500 anos, enfrentando uma imensa viagem de mais de três anos repleta de perigos e dificuldades, até conseguir circum-navegar o planeta através dos seus grandes oceanos.
A sua escala em Portimão faz parte da digressão Exploraterra 2022 em que participa, que conta com a colaboração da Autoridade Portuária da cidade nesta escala.
Um circuito inédito que reuniu réplicas de dois dos mais emblemáticos navios históricos da grande época das expedições marítimas luso-espanholas, que durante estes meses vão visitar dezenas de portos em França, Espanha e Portugal, promovendo o projeto Exploraterra, um grande iniciativa para preservar, valorizar e promover o património comum de várias regiões de Espanha e Portugal ligados à exploração marítima nos séculos XV a XVII.
O projeto é liderado pela Fundação Nao Victoria, financiado com fundos do FEDER através do Programa INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, e conta com a participação de outras instituições: a Agência de Instituições Culturais da Junta de Andaluzia da Andaluzia, ou Instituto Galego Agência de Turismo, Associação Portuguesa de Formação de Vela (APORVELA) e Entidade Regional de Turismo do Algarve.
O navio histórico ficará atracado no Cais Diogo de Silves e poderá ser visitado, gratuitamente, das 10h00 às 14h00 e das 16h00 às 20h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário