Os veículos elétricos e a tecnologia que os rodeia estão na moda. Toda a gente adora falar sobre as crescentes vendas e num futuro mais verde. Mesmo assim, apesar de toda essa atenção, parece haver muito pouca preocupação com a segurança.
Todos nós já vimos imagens de incêndios graves em navios transportadores de automóveis nos últimos anos, mas as baterias de íon-lítio para automóveis elétricos potenciam o risco de incêndios ainda mais violentos.
A preocupação com incêndios de automóveis elétricos, seja como carga ou a bordo de ferries, foi destacada por Tony In't Hout, Diretor da Stream Marine Training (SMT).
In't Hout alertou sobre os perigos enfrentados pelas tripulações em navios devido a incêndios em baterias de íon-lítio, para os quais não estão treinados, nem equipados, para lhes fazer combate.
“No setor marítimo, a questão das baterias de veículos elétricos serem altamente inflamáveis, quando superaquecidas, é frequentemente esquecida”, disse ele. “As pessoas não percebem como as baterias de íon-lítio são perigosas, pelo que o setor de transporte marítimo precisa de cursos sobre como combater incêndios – especialmente, porque temos assistido a alguns incêndios em navios, nos últimos anos, causados por baterias de veículos.”
À medida que os navios transportam mais veículos elétricos e também mudam para novos combustíveis, como metanol e amónia, a tripulação enfrentará novos riscos em situações de combate a incêndios pelo que é urgente treinar marítimos a lidar com os perigos que podem enfrentar.
“Uma bateria de alumínio de carro tem oito vezes mais potência do que uma bateria normal, então ela pode autodeflagrar”, disse In't Hout. “Qualquer pessoa que trabalhe em navios precisa entender como lidar com esse tipo de situação.”
“Outro exemplo é se num ferry estão um camião a hidrogénio, um carro a bateria de alumínio e um camião a GNL, próximos uns dos outros quando deflagrar um incêndio – o que deve a tripulação fazer nesse cenário? A maioria dos marítimos não saberá porque não teve o treino adequado.”
Em última análise, os EVs são susceptíveis de dominar o futuro da carga transportada em PCCs, PCTCs e ROROs, mas a rápida adoção desses veículos resultará em diferentes perigos e riscos que afetam a segurança dos navios e respetivas tripulações. Os progressos previstos na tecnologia da bateria não eliminarão, por completo, o risco de incêndio.
Consequentemente, as estratégias e táticas de deteção de incêndio, supressão e combate a incêndio a bordo de PCCs, PCTCs e ROROs precisarão evoluir em conjunto com as novas tecnologias desenvolvidas.
Concordo que a situação deve ser acautelada atempadamente principalmente se um incêndio provocado por uma bateria de um automóvel eléctrico for diferente e mais perigoso do que os outros incêndios que já conhecemos. Nesse caso, não só será necessária formação específica mas também equipamento específico para o respectivo combate.
ResponderEliminarCamaradas a ideia é uma das únicas soluções, os carros já têm grande evolução desde os seu inícios. Um computador de borde que pode-se descarregar a bateria quando está encontra-se quase a temperatura de flash point, evitaria tais situações, pois nenhum dos meios convencionais de combate à incêndios é solução.
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