Na manhã de domingo, dois graneleiros abalroaram perto da entrada norte do Estreito de Cannakale, resultando em sérios danos nos dois navios.
Naquela manhã, o graneleiro Benitamou de 200.000 dwt e o cargueiro de 30.000 dwt BC Vanessa dirigiam-se para uma área de ancoragem ao largo de Gallipoli. Nevoeiro espesso provocava visibilidade restrita.
Por volta das 06h00, a proa do Vanessa atingiu o Benitamou a meio do navio, por bombordo, deixando um buraco no casco do navio maior. A força do impacto danificou gravemente a proa do Vanessa.
A Direção Geral de Segurança Costeira da Turquia despachou três rebocadores e dois barcos de resposta para o local. O Benitamou sofreu inundação de porão, mas nenhuma poluição ou ferimentos foram relatados e ambos os navios permaneceram em condições estáveis. Autoridades turcas disseram à mídia local que ambos os navios seriam submetidos a uma inspeção subaquática completa e reparações temporárias antes de receberem permissão para continuar a viagem.
O sinal AIS do BC Vanessa não foi captado por um recetor de satélite nas horas anteriores e posteriores à colisão, segundo rastreamento fornecido pela Pole Star. O seu último sinal AIS registado foi recebido pouco antes da meia-noite de sábado, de acordo com o Pole Star e o MarineTraffic.
Num desenvolvimento incomum (e deveras estranho), os dados do MarineTraffic mostram a última posição AIS recebida de BC Vanessa localizada em terra seca num subúrbio de Ancara, a 150 nm para o interior do Mar de Mármara (acima).
As transmissões AIS de Benitamou não mostram irregularidades significativas. Na noite de domingo, ele estava ancorado no mar de Mármara.
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