25 de outubro de 2021

Dois graneleiros abalroam perto do Estreito de Cannakale

Na manhã de domingo, dois graneleiros abalroaram perto da entrada norte do Estreito de Cannakale, resultando em sérios danos nos dois navios.

Naquela manhã, o graneleiro Benitamou de 200.000 dwt e o cargueiro de 30.000 dwt BC Vanessa dirigiam-se para uma área de ancoragem ao largo de Gallipoli. Nevoeiro espesso provocava visibilidade restrita.

Por volta das 06h00, a proa do Vanessa atingiu o Benitamou a meio do navio, por bombordo, deixando um buraco no casco do navio maior. A força do impacto danificou gravemente a proa do Vanessa.

A Direção Geral de Segurança Costeira da Turquia despachou três rebocadores e dois barcos de resposta para o local. O Benitamou sofreu inundação de porão, mas nenhuma poluição ou ferimentos foram relatados e ambos os navios permaneceram em condições estáveis. Autoridades turcas disseram à mídia local que ambos os navios seriam submetidos a uma inspeção subaquática completa e reparações temporárias antes de receberem permissão para continuar a viagem.

O sinal AIS do BC Vanessa não foi captado por um recetor de satélite nas horas anteriores e posteriores à colisão, segundo rastreamento fornecido pela Pole Star. O seu último sinal AIS registado foi recebido pouco antes da meia-noite de sábado, de acordo com o Pole Star e o MarineTraffic.

Num desenvolvimento incomum (e deveras estranho), os dados do MarineTraffic mostram a última posição AIS recebida de BC Vanessa localizada em terra seca num subúrbio de Ancara, a 150 nm para o interior do Mar de Mármara (acima).

As transmissões AIS de Benitamou não mostram irregularidades significativas. Na noite de domingo, ele estava ancorado no mar de Mármara.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário