O incêndio a bordo do porta-contentores ZIM Kingston foi estabilizado e o navio protegido, disse a Guarda Costeira canadiana na tarde de domingo. O navio permanece fundeado em Constance Bank, próximo a Victoria, British Columbia.
Os rebocadores de manuseio de âncora Maersk Tender, Maersk Trader e o rebocador offshore Atlantic Raven permanecem no local com os canadianos a monitorizar o navio durante a noite, por razão de ventos fortes previstos para a área.
Cinco tripulantes permanecem a bordo do navio. Fotos e vídeo mostram que o incêndio foi praticamente contido numa única pilha de contentores na parte dianteira do navio.
O CCGS Cape Calvert e o CCGS Cape Naden evacuaram 16 tripulantes do navio, no sábado. Nenhum ferimento a membros da tripulação foi relatado.
O incêndio começou no sábado, quando o navio estava ancorado a cerca de 5 milhas de Victoria, depois de perder cerca de 40 contentores no mar em mar agitado a oeste da entrada do Estreito de Juan de Fuca.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse que o Setor Puget Sound alertou para o incidente às 12h49 de sexta-feira pelo Prince Rupert Marine Communication and Traffic Services relatando que o ZIM Kingston relatara a perda de aproximadamente 40 contentores ao mar quando o navio adernou 35 graus sob ondulação forte 38 milhas a oeste do Estreito de Juan de Fuca.
O incêndio começou em dois contentores e propagou-se a, pelo menos, 10 outros contentores no convés, embora se suspeite que outros mais tenham sido afetados. A Guarda Costeira canadiana informou no domingo que o combate ao incêndio consistiu em borrifar água para resfriar o casco do navio, uma vez que a "natureza dos produtos químicos a bordo" impediu que o fogo fosse apagado diretamente. Relatórios indicaram que dois dos contentores ardidos continham materiais perigosos identificados como amilxantato de potássio.
A partir de domingo, o fumo proveniente do navio estava a ser rastreado a partir de estações de monitorização da qualidade do ar ao redor da Grande Victoria
Dependendo das condições meteorológicas, os bombeiros de materiais perigosos devem embarcar no navio na segunda-feira.
O USCG disse que os contentores perdidos foram inicialmente relatados como contentores sem carga perigosa. No entanto, um relatório preliminar do capitão do ZIM Kingston indicou que dois deles continham material perigoso, disse a USCG.
Uma tripulação do USCG da Air Station Port Angeles sobrevoou o local e localizou 35 dos contentores no mar e colocou uma boia de sinalização de dados de localização automática para rastrear o seu movimento. A USCG e as agências canadianas continuarão a rastrear o movimento dos contentores e a transmitir avisos, pois os contentores representam um risco significativo para os navegantes.
“A Guarda Costeira dos EUA continua a monitorizar a situação, em colaboração com os nossos parceiros canadianos para responder e apoiar, conforme solicitado, enquanto este incidente se mantiver em desenvolvimento”, disse o Capitão Daniel Broadhurst, chefe de gestão de incidentes do 13º Distrito da Guarda Costeira.
O incidente ocorre no momento em que uma grande tempestade está a afetar a região entre domingo e segunda-feira. Está em vigor um alerta de vento para a área metropolitana de Victoria, mencionando ventos de sueste de 70 km / h (43 mph) com rajadas de 90 km / h.
O Serviço Meteorológico Nacional da NOAA informou que o sistema de baixa pressão de domingo atingiu uma pressão central mínima de 942 mb, tornando-se uma das tempestades mais fortes até agora registadas na área – talvez, até, a mais forte.
O ZIM Kingston, registado em Malta, tem capacidade para 4.253 TEU e mede 260 metros de comprimento e 32,25 metros de boca. O navio é propriedade da Danaos Shipping (NYSE: DAC) e está sob fretamento pela a ZIM (NYSE: ZIM). Estava em viajem de Busan, Coreia do Sul, para Victoria, B.C.
A Guarda Costeira canadiana delimitou uma zona de segurança de 2 milhas náuticas em torno do navio.
Sem comentários:
Enviar um comentário