28 de janeiro de 2021

Visite a caravela Vera Cruz de forma virtual, mas completa!

A Associação Portuguesa de Treino de Vela – APORVELA – foi fundada em 1980 e tem como principais objetivos fomentar o treino de mar e de vela e promover a ligação das pessoas ao Mar, mantendo viva a tradição do nosso património marítimo, designadamente na juventude, além de promover a preservação do património náutico nacional.

A Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas. Foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, é propriedade da Aporvela.

Destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos, à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas e à realização de visitas de estudo de escolas, em Lisboa e outros portos nacionais.

A Associação és responsável pela organização de inúmeros eventos náuticos de dimensão mundial, mantendo uma especial ligação à juventude, formando marinheiros em programas de treino de mar e vela, tanto a bordo da Caravela como de grandes veleiros que todos os anos participam nas Tall Ships Races.

A Vera Cruz, ao longo dos anos, tem recebido a bordo milhares de crianças e jovens em visitas escolares. A pandemia e a crise sanitária dela decorrente veio cercear este meio de difundir a cultura marítima secular que se pretende manter viva junto das novas gerações. Tentando contornar estas dificuldades colocadas pela doença, a Aporvela está a preparar visitas escolares à caravela Vera Cruz de forma digital.

Assim, a Associação tem vindo a solicitar a divulgação desta sua iniciativa junto a professores, pais e alunos, para que partilhem este vídeo de forma a que ninguém deixe de poder subir a bordo do navio mais emblemático da nossa história e onde se pode fazer uma viagem por 500 anos do nosso passado.

Para mais informações e inscrições usar este endereço.

Assista ao vídeo. 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário